O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), que fica no bairro Pingo D'água, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está com surto da COVID-19. Foram confirmados 36 casos da doença, sendo 17 detentos e 19 profissionais de segurança pública. O último caso foi confirmado em 18 de setembro.
Leia Mais
COVID-19: Presídio de Poços de Caldas tem mais 38 casos confirmadosCOVID-19: Itaúna apresenta aumento de 52% no número de casosMortes pela COVID-19 superam as 7 mil em Minas Gerais; mais de 4 mil casos são confirmados em 24 horasCOVID-19: presídio de Três Corações confirma novos 39 casos COVID-19 em Minas: número de mortos chega a 7,2 mil; infectados são 288,6 mil Mãe e filho são presos por suspeita de latrocínio em Dores do IndaiáPedro Leopoldo tem aumento de casos de COVID-19 Jovem é preso com mais de 60 buchas de maconha em Pompéu
Além disso, os funcionários do Ceresp foram orientados a manter o distanciamento e as medidas de higiene necessárias, além de procurar atendimento nas unidades de saúde de Betim, caso apresentem algum sintoma.
Por meio de nota, a Pefeitura de Betim explicou que “a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada sobre o surto de COVID-19 no Centro de Remanejamento Prisional (Ceresp) de Betim em 22 de julho. Equipes da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde do Trabalhador estiveram no local nos dias 3 e 20 de agosto para uma inspeção e avaliação de suas condições. A Secretaria Municipal de Saúde continua acompanhando tecnicamente o Ceresp a fim de oferecer todas as medidas necessárias para o controle do surto”.
Por questões de segurança, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) não informa a lotação de unidades específicas. O Ceresp Betim também não informou o total de presos na unidade.