Governador Valadares perdeu nesta segunda-feira um filho ilustre, o tenente-coronel Ryan Gomes Figueiredo. Valadarense de nascimento, ele tinha 45 anos e comandava a 5ª Cia. Independente da Polícia Militar, em Valadares. Além da carreira como militar, ele tinha outras paixões, como a sua família, os esportes e o Clube de Regatas Flamengo. Era muito querido entre os valadarenses.
Nesta segunda-feira, o tenente-coronel Figueiredo levantou cedo e, antes de iniciar sua costumeira atividade física, começou a sentir fortes dores no peito. Sua esposa, Marcela Cunha Figueiredo, o encaminhou ao Núcleo de Atenção Integral à Saúde - NAIS/8ª RPM. O oficial responsável pelo núcleo percebeu a gravidade da situação que envolvia o envolvia e o encaminhou para o hospital São Lucas.
Mesmo com todos os procedimentos e protocolos médicos, o militar não resistiu e morreu, vítima de infarto. O comando da 8ª Região da Polícia Militar, por meio do comandante, coronel PM Rodrigo de Faria Mendes, lamentou a morte do tenente-coronal Figueiredo e informou que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para amparo à sua família.
Luto oficial
O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB) decretou luto oficial no município por três dias. Justificou o decreto com uma nota oficial emitida nesta segunda-feira: “Hoje perdemos mais que um jovem e valoroso oficial da nossa Polícia Militar. Para além disso, o tenente-coronel Ryan Figueiredo era um amigo pessoal. Ele esteve ao nosso lado em momentos bons e também de dificuldades, nos ajudando na tomada de decisões e com a sua firmeza, educação e dedicação ao trabalho, contribuía sempre com ações que priorizavam o bem-estar da população. Que ele descanse em paz na Glória do Senhor e que sua família tenha o conforto necessário para passar por uma perda tão trágica deste jovem pai, marido, filho, amigo e grande profissional, que tanto honrou a farda da nossa Polícia Militar”.
Comoção
A morte do tenente-coronel Figueiredo comoveu muitos valadarenses, não apenas os seus companheiros de tropa, mas os amigos de vários setores da sociedade. Nas redes sociais são muitas as mensagens de pesar. O advogado Alexandre Salmen, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública Consepe-GV, disse que Figueiredo era seu amigo particular e, como profissional, um importante parceiro nas iniciativas do Consepe-GV. E que nunca se descuidou da saúde. “Ele era um esportista e adorava praticar esportes”, disse.
Fanático torcedor do Clube de Regatas Flamengo, Figueiredo era integrante da Embaixada do Flamengo em Governador Valadares, a FLAGV. Bruno Romero, Embaixador da FLAGV, não escondeu a sua emoção. “O que eu vou dizer sobre o Ryan? Nem sei. A gente sabia que ele era militar, que era tenente-coronel, que era comandante da PM, mas a gente o via simplesmente como Ryan, nosso amigo, que estava sempre conosco, ele e sua família. Estamos de luto”, disse.
Bruno Romero já comunicou ao Flamengo a morte do tenente-coronal e disse que nesta terça-feira vai entregar a homenagem do clube carioca à família do militar. “O Flamengo vai nos enviar a homenagem e vamos entregar aos familiares do Ryan”, disse.
A pedido da família, o velório do tenente-coronel Ryan Gomes Figueiredo, ocorre no quiosque do 6° BPM. O sepultamento está previsto para às 9h desta terça-feira, no Memorial Park de Governador Valadares. Todos as medidas de prevenção à COVID-19 serão adotadas durante o velório e sepultamento.