De acordo com a prefeitura, em 18 de setembro a cidade somava 149 casos de COVID-19. Nesta segunda-feira (28), já são 343 casos confirmados e 13 mortes. O secretário de saúde, Francisco Cássio Gervásio, acredita que a evolução da doença está relacionada a testagem em massa feita pela prefeitura e a falta de responsabilidade da população.
“O município, por conta própria, realizou mil testes na população e ainda não recebemos todos os resultados. A outra questão foi o último feriado. Tivemos um grande número de moradores vindo e indo de praias. Além de aglomerações em festas, sítios alugados, contrariando as determinações sanitárias", explica o secretário.
Para controlar a situação e monitorar as doenças respiratórias, a prefeitura inaugurou uma central de triagem. "A central começou a funcionar hoje para uniformizar os atendimentos", completa.
Mas, apesar de todo o trabalho feito na cidade, a colaboração da população é fundamental para evitar o aumento de casos. “O município ainda não faz parte do Plano Minas Consciente. Mas temos decreto municipal com punição. Mas precisamos da colaboração da população em relação a isso", finaliza.