O fogo segue castigando a Serra da Caetana, no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Grande BH. O incêndio começou no último domingo e, segundo moradores da região é o maior dos últimos anos.
Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó atinge a área da Lapinha de João Congo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, são "vários" focos de incêndio no local
%u2014 Estado de Minas (@em_com) September 29, 2020
Veja vídeo feito pela reportagem do Estado de Minas: pic.twitter.com/GbZraIGaOv
Na noite desta terça, as chamas atingiram residências e estabelecimentos comerciais às margens da MG-10, próximo ao km 54, nas imediações de Lagoa Santa. Moradores e proprietários estão desesperados com o prejuízo e reclamam da demora da chegada dos Bombeiros.
Os trabalhos de combate ao fogo devem se estender por toda a noite desta terça. Voluntários vindo da Lapinha da Serra, inclusive crianças, estão empenhados no combate ao fogo. Os pequenos ajudaram e foram fundamentais para apagar um foco às margens da estrada, em outra área comercial da região.
Imagens feitas nesta manhã, por uma moradora da Serra do Cipó, mostra muita fumaça na regiãohttps://t.co/odZf3zDJDx pic.twitter.com/Y0l1xw7vMx
%u2014 Estado de Minas (@em_com) September 29, 2020
As causas do incêndio e a área atingida ainda não foram divulgadas pelos Bombeiros.
A área em chamas é de difícil acesso e não tem bom sinal de telefone celular. Isso atrasou a comunicação entre moradores, que não conseguiram avisar o Corpo de Bombeiros imediatamente. A corporação só chegou ao local no domingo à noite.
O Parque Nacional da Serra do Cipó foi reaberto à visitação pública na sexta-feira, mas ainda com algumas restrições diante da pandemia de COVID-19. O limite de visitantes é de 150 pessoas por dia, por ordem de chegada. Os turistas também não podem se reunir em grupos com mais de 10 pessoas e o uso de máscaras é obrigatório.