Se você está sofrendo com o calorão e com a umidade desértica, é melhor se preparar: a tendência é que a situação piore nos próximos dias. A previsão para a capital é de elevação gradual nas temperaturas, com chances de novo recorde, e de tempo ainda mais seco. Para esta quarta (30), máxima de 35°C; para o sábado (3), máxima de 38°C.
Leia Mais
Bombeiros resgatam tamanduá que queimou as patas em incêndio Em dois dias, Corpo de Bombeiros registra mais de 100 chamados para incêndios florestaisIncêndio atinge vegetação perto da linha férrea do Bairro Camargos, em BHLagoa Santa promove vacinação antirrábica até 10 de outubroNo calorão de BH, grupo adapta 'piscina' em pick-up e vídeo viralizaA previsão é de céu claro com névoa seca até o final da semana. A umidade relativa do ar, que já está baixa, pode atingir níveis ainda mais críticos, e ficar por volta dos 10%.
Para esta quinta (1º), a máxima deve permanecer nos 35°C na capital, com elevação para 37°C na sexta (2) e 38°C no sábado (3). Há chances de refresco no domingo (4). "No domingo, a chegada de uma frente fria dá um alívio nas temperaturas e pode provocar pancadas de chuva leves e isoladas", completa Cleber.
Sem alívio em Minas
A situação é parecida em praticamente todo o estado. As máximas ultrapassam os 40°C nas regiões Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Triângulo. Umidade em níveis críticos nessas regiões e também no Sul, Oeste e Central.
Na tarde dessa terça (29) a umidade relativa do ar chegou a 7% na cidade de Buritis, no Noroeste, e a 10% em Campina Verde, no Triângulo.
Na faixa leste, vales do Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata, umidade advinda do oceano pode provocar uma ligeira melhora na qualidade do ar, mas ainda sem alívio nas temperaturas. A máxima ultrapassa os 35°C em todas as regiões do estado.
Cuidados com o tempo seco
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, e se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
(Fonte: Defesa Civil de BH)