Estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais, que pretendem permanecer na mesma escola, poderão fazer a renovação de matrícula, para 2021, entre 9 e 30 de outubro. Neste ano, em função da pandemia, o processo será feito de maneira totalmente on-line, sem a necessidade de comparecimento à unidade de ensino. É o que estabelece a Resolução SEE 4.421, publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.
Para formalizar o procedimento, os pais, responsáveis ou o próprio aluno, se for maior de 18 anos, devem acessar o site www.renovacao.educacao.mg.gov.br. Caso os estudantes não tenham acesso à internet, as famílias devem entrar em contato com a escola por telefone, aplicativo de mensagens ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período.
Leia Mais
Programa premia escolas públicas de MG com melhor desempenho na educação básicaEducação a distância avança no ensino superior do BrasilPBH faz matrículas por meios virtuaisEstudantes da rede estadual de MG voltam às atividades remotas após recessoSecretaria de Educação de Uberaba se desvincula de calendário de matrículas escolares de Minas BH chega a 42.398 casos e 1.256 mortes confirmadas por COVID-19O aluno já matriculado, em 2020, em uma escola estadual, e que dará continuidade aos estudos em 2021, terá assegurado o direito de permanência na mesma unidade de ensino, desde que haja previsão de turmas para o ano seguinte. Já nos casos de retenção, a vaga é assegurada para o mesmo ano que ele cursou. Porém, os estudantes que pretendem mudar de escola ou se transferir de outra rede para a estadual, precisam aguardar o cadastramento escolar, que acontece em novembro.
Quando houver o retorno às atividades presenciais, a escola poderá solicitar os documentos que comprovam os dados informados no processo da renovação de matrícula.
Processo
Após acessar o site renovacao.educacao.mg.gov.br, os pais, responsáveis ou aluno devem inserir o número da matrícula no campo destinado ao login, e a data de nascimento contendo o dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras), no espaço destinado à senha.
Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Com isso, o sistema solicitará identificação da escola em que o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.
Ao concluir o procedimento, o sistema disponibilizará o comprovante de renovação, que pode ser impresso ou salvo em formato PDF.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.