Jornal Estado de Minas

Queimadas

Onça parda assusta moradores em área urbana de Congonhas

Uma onça parda fêmea foi resgata pelos bombeiros, em área residencial de Congonhas, na Região Central do estado, na manhã desta sexta-feira (2). O animal, de cerca de 50 Kg, porte adulto, estava bastante agitado, mas não feriu os militares, moradores e nem se machucou na operação.



Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, que atendeu ao chamado feito por volta das 5h, as constantes queimadas desta época do ano tem causado a fuga desses animais para as zonas urbanas. 


A onça havia pulado o muro de uma casa, no Bairro Santa Mônica, e estava acuada, nos fundos do quintal, atrás de uma caixa d’água. De acordo com o sargento Rogério Mesquita, que comandou os trabalhos, a onça estava agressiva

“O animal era muito forte também. Nem mesmo um cão da raça rottweiller, do morador da casa, se atreveu a encará-lo”, diz o sargento.

Com Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e o auxílio de um cambão – uma espécie de enforcador –, os três militares da equipe conseguiram capturar o felino e colocá-lo numa gaiola, em segurança e sem danos.



Em seguida, o animal foi levado para Posto Avançado dos Bombeiros de Congonhas, onde a equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iria assumir o resgate.

A onça seria levada ao veterinário e, posteriormente, solta em uma área isolada, de preservação ambiental, distante da zona urbana.

Com Equipamentos de Proteção Individuais e o auxílio de um cambão os militares conseguiram capturar o felino e colocá-lo numa gaiola (foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais )

 

audima