Começam nesta segunda-feira (5), as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. Em Belo Horizonte a expectativa é de vacinar cerca de 105 mil crianças de 1 a 4 anos com a vacina oral contra a paralisia infantil (VOP), a famosa gotinha. As campanhas vão até o dia 30 de outubro e, mesmo com a pandemia da COVID-19, é imprescindível que pais e responsáveis procurem os postos de saúde já que a vacina é de fundamental importância para manter a erradicação da poliomielite no país.
Leia Mais
Para combater a dengue, mosquitos infectados com bactéria são soltos em BHUFMG vai começar testes de mais uma vacina contra a COVID-19 Campanha contra a poliomielite e multivacinação será neste sábado (17)Vacinação contra pólio quer cumprir missão de imunizar quase 1 milhão de crianças em MinasMais de 19 mil pessoas se candidataram para teste de vacina na UFMG COVID-19: Pazuello e governo de Minas firmam acordo para ampliar testagemDecisão de volta às aulas presenciais em Minas cabe aos pais, diz SESAs vacinas disponíveis para atualização das cadernetas das crianças e adolescentes são: BCG, pentavalente, rotavírus, hepatite A, hepatite B, meningo C, meningo ACWY, pneumo 10, tríplice bacteriana, tríplice viral, varicela, febre amarela, HPV, dupla adulto e tríplice bacteriana tipo adulto. Essas vacinas serão aplicadas conforme a necessidade individual de imunização, por isso os responsáveis devem levar o cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes.
A vacinação é realizada em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser acessados no portal da prefeitura.
Vacinação e pandemia
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, em Belo Horizonte, mesmo diante da pandemia de Covid-19, todos os Centros de Saúde permanecem abertos e as salas de vacina seguem funcionando normalmente. Os espaços de vacinação têm entradas separadas dos demais atendimentos e os profissionais atendem somente na imunização.
O órgão informou ainda que todos os profissionais foram orientados quanto à proteção e cuidados contra o novo coronavírus.
Para entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras. Em crianças até dois anos não é indicado o uso de máscaras.
O órgão informou ainda que todos os profissionais foram orientados quanto à proteção e cuidados contra o novo coronavírus.
Para entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras. Em crianças até dois anos não é indicado o uso de máscaras.
Vacinação contra sarampo em adultos
Em outubro também está sendo realizada a campanha de intensificação da vacina contra o sarampo para adultos entre 20 e 49 anos. Para a proteção contra o sarampo são necessárias duas doses para quem tem até 29 anos. A vacinação contra sarampo de 20 a 49 anos é realizada com aplicação indiscriminada da vacina, ou seja, mesmo os que já têm o cartão em dia pode receber a vacina.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira