O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para 34 cidades do Triângulo Mineiro em virtude das altíssimas temperaturas registradas na região. Os perigos para a saúde podem ser vários, desde desidratação até uma hipertermia - o que pode representar risco de morte.
O alerta foi emitido pelo fato de a região estar registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias. Os índices de umidade relativa do ar em municípios do Triângulo chegaram aos 7% em alguns desses dias.
Leia Mais
Terça-feira será de calor e fim de tarde com 'céu alaranjado' em BHMinas em chamas: estado registra 1.470 focos de incêndio ativosCoronavírus: Minas registra 1.658 novos casos em 24 horasUma criança morre e outra é internada após ficarem presas em carro no TocantinsCalor: BH bate recorde de mínima mais alta do ano nesta quarta-feiraPrimeira morte por COVID-19 é confirmada em Itapecerica Saiba qual é a cidade mais quente de MinasEm Campina Verde, cidade de pouco menos de 20 mil habitantes no Pontal, a máxima prevista para esta terça-feira (6) é de 43°C, com índices de umidade possivelmente inferiores a 10%. Em Uberlândia, a máxima prevista para hoje é de 39°C. Em Uberaba, 41°C e em Ituiutaba, 40°C.
A onda de calor que atua no Brasil Central vem atingindo, principalmente, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e a região entre o Triângulo Mineiro e São Paulo. A situação é ainda mais agravada pela queimadas florestais que vêm sendo recorrentes nestas regiões.
Cidades em alerta
- Água Comprida
- Araguari
- Araporã
- Cachoeira Dourada
- Campina Verde
- Campo Florido
- Canápolis
- Capinópolis
- Carneirinho
- Centralina
- Comendador Gomes
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Delta
- Fronteira
- Frutal
- Gurinhatã
- Ipiaçu
- Itapagipe
- Ituiutaba
- Iturama
- Limeira do Oeste
- Monte Alegre de Minas
- Nova Ponte
- Pirajuba
- Planura
- Prata
- Santa Vitória
- São Francisco de Sales
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- União de Minas
- Veríssimo