Jornal Estado de Minas

SURTO

COVID-19: cinco idosos testam positivo na Vila Vicentina de Luz

Cinco idosos da Vila Vicentina de Luz, município localizado na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Os resultados dos exames, realizados pela Secretaria de Saúde de Luz, foram divulgados nessa segunda-feira (5). 





Segundo o enfermeiro responsável pela casa de repouso, Deiber Warley dos Reis, são seis pessoas infectadas na Vila, sendo que uma delas é funcionária e os outros cinco são idosos – três mulheres e dois homens. Ao todo, 60 internos estão sob os cuidados da entidade.

Ao Estado de Minas, Deiber contou que, na semana passada, uma colaboradora do asilo teve contato com outros funcionários e internos antes de receber o diagnóstico positivo da doença. Dessa forma, todos os funcionários foram testados, com o apoio da Secretaria de Saúde do município, e o resultado foi negativo para a presença do vírus.

Os idosos também foram submetidos ao exame da COVID-19 e cinco testaram positivo. Depois da comprovação, eles foram isolados dos demais internos para evitar a proliferação do vírus na casa de acolhimento.





Ainda de acordo com Deiber, duas mulheres infectadas - uma de 78 anos e outra de 62 - passam bem e não têm sintomas. Em contrapartida, a terceira mulher, de 76 anos, morreu e tem o óbito investigado pelas autoridades de saúde do município. 

O quarto paciente é um homem, de 60 anos, que também não apresentou nenhuma manifestação da doença. Já o outro idoso infectado, de 78 anos, está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Carlos, em Lagoa da Prata. O quadro clínico dele é estável. 

COVID-19 em Luz


Luz registrou, até a tarde desta terça-feira (6), 170 casos confirmados da doença, sendo que dois terminaram em morte. Já se recuperaram 154 pessoas. Dez ainda estão cumprindo o isolamento domiciliar e outras quatro pessoas estão internadas.





De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.045 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19. 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: