Se você acordou na manhã desta quarta-feira (7) sentindo mais calor que o normal, saiba que há uma explicação: BH bateu o recorde de temperatura mínima mais alta do ano nesta quarta-feira (7), de 23,9°C. Geralmente, esses momentos mais frios (ou, neste caso, menos quentes) do dia são registrados justamente entre o final da madrugada e o início da manhã.
Leia Mais
Perigo que vem com o calor: saiba o que é e como evitar a hipertermiaCalorão pressiona sistema e exige consciência no uso da água na Grande BH'Risco de morte': 34 cidades de Minas recebem alerta do Inmet por onda de calorAlívio: chuva em BH refresca fim de tarde nesta quarta-feiraBelo Horizonte tem o dia mais quente da história nesta quarta-feiraBelo Horizonte tem o dia mais quente da história nesta quarta-feiraPrefeito de Santa Luzia compara vereadores aos 'Trapalhões' após arquivamento de processo de impeachment Construção de ETE em Sete Lagoas será retomada dentro de 20 diasCampina Verde pode bater recorde de temperatura de Minas nesta quarta; 'risco de morte' por calor segue valendoO recorde de temperatura mínima mais alta do ano até então havia sido registrada no último dia 30 de setembro, quando os termômetros marcaram 23,2°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tendência é que as temperaturas sigam subindo nos próximos dias. Nesta quinta (8), os termômetros devem ficar entre 24°C e 37°C e, na sexta, entre 25°C e 39°C.
O alívio só deve chegar no final de semana, quando há previsão de grande nebulosidade e pancadas de chuva isoladas entre sábado (10) e domingo (11).
Chuva
Alguns pontos da Grande BH registraram pancadas isoladas nessa terça (6). Segundo a Defesa Civil de BH, foram 0,6mm de chuva durante 20 minutos na Pampulha. Nova Lima também registrou precipitação.
Apesar do alívio, trata-se de um fenômeno isolado. Por ora, não há previsão de chuva para esta quarta (7) na capital.
Em Minas
A situação segue semelhante em basicamente todo o estado. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado para todas as regiões, exceto Zona da Mata e Vale do Rio Doce, onde há possibilidade de chuvas isoladas por umidade advinda do oceano.
O alerta de "grande perigo" em virtude das altas temperaturas segue valendo para as cidades do Triângulo e do Alto Paranaíba. Por lá, as máximas nesta quarta (7) podem chegar aos 44°C.