O alerta que colocou 34 cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba em estado de "grande perigo" pelo calor intenso segue valendo nesta quarta-feira (7). Em Campina Verde, cidade do Pontal, a máxima prevista para hoje é de 44°C - a mais alta do estado.
Leia Mais
Calor: BH bate recorde de mínima mais alta do ano nesta quarta-feiraCampina Verde: saiba como moradores estão se virando na cidade mais quente de MinasPerigo que vem com o calor: saiba o que é e como evitar a hipertermiaUma criança morre e outra é internada após ficarem presas em carro no TocantinsSul de Minas espera turistas que querem fugir do calor; confira as melhores opçõesBelo Horizonte tem o dia mais quente da história nesta quarta-feiraA qualidade do ar também segue em níveis alarmantes na região. A umidade relativa nesta quarta pode ficar abaixo dos 10%, índices considerados desérticos. Todos os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As temperaturas devem seguir altas no Triângulo nos próximos dias. Há previsão de chuva para o final de semana, mas, ainda assim, os termômetros devem ultrapassar a casa dos 37°C.
O alerta
O alerta foi emitido pelo Inmet pelo fato de a região estar registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias, além de baixíssimos índices de umidade.
Na escala em que as 34 cidades do Triângulo e do Alto Paranaíba foram incluídas, de "grande perigo", as ameaças para a saúde podem ser variadas, desde desidratação até uma hipertermia - o que pode representar risco de morte.
As cidades
- Água Comprida
- Araguari
- Araporã
- Cachoeira Dourada
- Campina Verde
- Campo Florido
- Canápolis
- Capinópolis
- Carneirinho
- Centralina
- Comendador Gomes
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Delta
- Fronteira
- Frutal
- Gurinhatã
- Ipiaçu
- Itapagipe
- Ituiutaba
- Iturama
- Limeira do Oeste
- Monte Alegre de Minas
- Nova Ponte
- Pirajuba
- Planura
- Prata
- Santa Vitória
- São Francisco de Sales
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- União de Minas
- Veríssimo
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen