A onda de calor dos últimos dias tem sido menos intensa em alguns locais no Sul de Minas. Maria da Fé, Gonçalves e Monte Verde, que ficam na Serra da Mantiqueira, também têm registrado temperaturas mais elevadas que o normal. Mesmo assim, o clima é ameno em comparação à maioria dos municípios mineiros. Por isso, a expectativa é que esses pontos turísticos atraiam visitantes durante o feriado.
Em Maria da Fé, cidade que está entre as mais frias do estado, o fluxo de pessoas aumentou há 15 dias, segundo o geógrafo e representante da secretaria municipal de Turismo e Cultura, William Siqueira de Campos Ribeiro.
“O movimento de turistas tem melhorado desde que o calor começou. A cidade estava meio parada por conta da pandemia e a mudança de temperatura tem feito as pessoas procurarem lugares mais frescos. Esperamos uma boa movimentação no feriado”, afirma o geógrafo.
Leia Mais
Campina Verde pode bater recorde de temperatura de Minas nesta quarta; 'risco de morte' por calor segue valendoPerigo que vem com o calor: saiba o que é e como evitar a hipertermiaTempestade causa estragos e deixa cidade sem energia no Sul de MinasApós nova decisão do TJMG, São Tomé das Letras é obrigada a receber turistasJovem é agredida com socos e pontapés pelo ex-namorado no Sul de MinasAltas temperaturas podem afetar produção de café em 2021 no Sul de MinasSão Tomé das Letras reabre para turistas, mas com restriçõesRapaz furta R$ 80 mil da casa da namorada e incendeia imóvel para encobrir o crimeQueda de 80% nas doações de sangue compromete atendimento na Santa Casa de Poços de CaldasVacas e bezerro ficam feridos ao tentarem fugir de incêndio em UberabaChuvas refrescam BH no início da manhã desta quinta; ainda assim, calor não dará trégua
Distrito terá mínima de 8°C no fim de semana
O distrito de Monte Verde, que fica em Camanducaia, tem pouco mais de quatro mil habitantes e é uma das principais atrações turísticas do Sul de Minas. Segundo a secretária de Turismo de Camanducaia, Carolina Cerrato Tuller, nos últimos seis dias, a temperatura máxima chegou a 29,5°C e a mínima foi de 13,5°C.
Para o fim de semana, a previsão do Inmet é de máxima de 31°C e mínima de 8°C. Há possibilidade de chuva rápida. O distrito deve receber cerca de 5 mil pessoas durante o feriado.
“Tem feito calor, mas nada fora do normal, por isso a expectativa é de um bom movimento nesse recesso”, diz a secretária. Além das opções gastronômicas, Monte Verde também oferece atividades ao ar livre como trilhas e passeios em cachoeiras. E, para quem sente falta do frio, é possível patinar sobre o gelo e também visitar um bar glacial.
Entre os locais citados, Gonçalves é o que apresenta as temperaturas mais elevadas desde que a onda de calor começou. De acordo com o assessor de comunicação João Rafael Pinheiro, os termômetros da cidade marcaram temperatura máxima de 34°C e a mínima 23°C na última semana.
De sexta (09) à segunda (12), a máxima deve ser de 26°C e a mínima de 10°C. O município oferece passeios culturais, gastronomia de qualidade e paisagens exuberantes durante as trilhas.
Turismo durante a pandemia
Em Maria da Fé, Gonçalves e em Monte Verde, as regras de combate e prevenção à COVID-19 deverão ser cumpridas à risca também no feriado. O número de pessoas em estabelecimentos comerciais será controlado e o uso da máscara obrigatório também nas ruas.
Hotéis e restaurantes irão funcionar em esquema de lotação reduzida para manter o distanciamento social. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Gonçalves, só poderão transitar pela cidade os turistas que estiverem hospedados no município. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas nas ruas e nos estabelecimentos. (Helena Lima/Especial para o EM)