O início da manhã desta quinta-feira (8) está sendo marcado por chuvas isoladas e alta nebulosidade em várias regiões da capital mineira. Mesmo com o alívio, o calorão ainda não dá sinais de trégua: a previsão é de que o tempo esquente com o passar do dia, com máximas chegando na casa dos 35°C.
Leia Mais
Calorão e chuva rápida: entenda o fenômeno previsto para esta quinta em MinasSul de Minas espera turistas que querem fugir do calor; confira as melhores opçõesPerigo que vem com o calor: saiba o que é e como evitar a hipertermiaNuvem de poeira cobre toda a cidade de UberlândiaCalor para cachorro: cães 'invadem' banco em Ubá para curtir o ar condicionado; assistaVirada no calor: temperaturas devem despencar até 10°C em BH na próxima semanaAssaltante arranca parte da orelha de vítima para roubar celular em ContagemAo contrário do recorde registrado nessa quarta, as temperaturas nesta quinta devem sofrer leve declínio. Apesar da amenizada, o tempo segue quente.
"Estamos vendo uma intensificação nas áreas de instabilidade em São Paulo. Com isso, a perspectiva de chuva que seria somente para o final de semana acabou se antecipando", esclarece Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tendência é de sol pela manhã e pancadas de chuva pela tarde e pela noite. Ontem, a precipitação acumulada na capital foi de 0,8mm na estação Cercadinho, índice considerado muito baixo.
A temperatura mínima registrada na capital na manhã desta quinta foi de 19,3°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - índice inferior ao de quarta, quando o recorde de mínima mais alta foi batido.
A previsão é que as condições sejam semelhantes no Sul de Minas e na Zona da Mata. As áreas de instabilidade também influenciam outras regiões, como Oeste e Triângulo, e pode provocar pancadas de chuva isoladas.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira