Em fiscalização na BR-116, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens que transportavam 197 filhotes de animais em carro roubado, na tarde desta quarta-feira (7), em Muriaé (MG) na Zona da Mata.
Durante fiscalização de rotina no km 707 da BR-116, agentes da PRF abordaram dois homens em um Corsa, com placa de São Paulo. Dentro do veículo foram encontrados 119 filhotes de jabuti, da espécie jabuti-piranga; 76 filhotes de papagaios, da espécie papagaio-verdadeiro -; e dois filhotes de cágado, da espécie cágado-tigre d'água. Os filhotes estavam sem ventilação adequada em caixas plásticas e sacos, dentro do porta-malas.
Dupla é presa em Muriaé, na Zona da Mata de Minas, transportando quase 200 filhotes de papagaios, jabutis e cágadoshttps://t.co/eXhBWNe9qT pic.twitter.com/7yxqxtJmkH
— Estado de Minas (@em_com) October 8, 2020
De acordo com informações da PRF, os suspeitos de tráfico de animais compraram os filhotes na cidade de Feira de Santana (BA) e seguiam para a cidade de Resende (RJ), onde os animais seriam revendidos. Essa rota é frequentemente usada para o tráfico de animais.
Ainda durante procedimentos de abordagem, agentes da PRF verificaram sinais de adulteração no chassi do veículo, e que o mesmo foi roubado em fevereiro deste ano, em São Paulo (SP).
Um dos suspeitos, de 40 anos, já é conhecido da polícia na região. Ele tem histórico de três ocorrências lavradas pela PRF pelo mesmo tipo de crime. A última apreensão ocorreu no dia 20 de julho, deste ano, em Leopoldina, quando foi flagrado transportando 1.459 jabutis.
Os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Muriaé. Já os filhotes foram recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) de Juiz de Fora (MG).