A baixa no banco de sangue do Hemocentro de Poços de Caldas, no Sul de Minas, pode comprometer o atendimento na Santa Casa da cidade. Algumas cirurgias não urgentes precisaram ser adiadas por conta do problema.
Segundo o Hemocentro, as doações diminuíram 80% nas últimas três semanas. “As dificuldades começaram com a pandemia, mas há alguns dias o problema se agravou”, afirma a captadora do Hemocentro, Elizabeth Jacob. Atualmente, as doações precisam ser agendadas. No mês passado, eram feitas 120 coletas por dia, agora são 96.
Leia Mais
Sul de Minas espera turistas que querem fugir do calor; confira as melhores opçõesTempestade causa estragos e deixa cidade sem energia no Sul de MinasCOVID-19: Prefeitura de Pouso Alegre confirma mais quatro mortesProcon retoma atendimento presencial a partir de dezembro; veja como agendarHemominas segue com os estoques de sangue em estado crítico; veja como doarCaso Pavesi: médicos acusados de retirar ilegalmente órgãos de menino vão a júri popular Rapaz furta R$ 80 mil da casa da namorada e incendeia imóvel para encobrir o crime
Ainda de acordo com o Hemocentro, são feitos mutirões para suprir a baixa no banco de sangue. “Não temos como dizer quando a situação vai melhorar, mas é preciso que as pessoas não deixem de doar”, conclui a captadora.
Critérios para ser um doador de sangue
- Não apresentar sintomas de gripes ou problemas respiratórios.
- Pessoas que fizeram tatuagem precisam aguardar um ano.
- Caso faça uso de alguma medicação, o doador deve informar aos funcionários para avaliação.
- Pacientes que fizeram o procedimento de endoscopia precisam esperar seis meses.
- Pessoas que tiveram Covid-19 só podem doar após um mês da cura, mas se o quadro foi grave, é preciso avaliação na triagem.
Agendamento para doações
Para doar sangue é preciso agendar pelo site (www.hemominas.mg.gov.br). Outras informações pelo telefone (35) 2101-9300.
(Helena Lima/Especial para o EM)