Brigadistas tentam conter fogo em Lapinha da Serra, em Santana do Riacho
Voluntários aguardam reforços e equipamentos para avançar no combate às chamas
Por Leandro Couri
Por Marco Faleiro*
08/10/2020 19:17 - Atualizado em 08/10/2020 21:52
Brigadistas voluntários tentam conter incêndio em Lapinha da Serra (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Brigadistas voluntários tentam combater um incêndio em Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho. A região que cerca o vilarejo, entre a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço, é destino procurado para turismo ecológico e de aventura.
Moradores relatam que o incêndio começou no final na tarde dessa quarta-feira (7). A equipe de combate, com cerca de 15 moradores, atuou em duas frentes e priorizou as nascentes de águas e as residências locais.
O fogo atinge as imediações da cachoeira do Bicame, um dos cartões postais da localidade.
Após o trabalho intenso de mais de 24 horas, os brigadistas suspenderam as ações e aguardam reforços do Corpo de Bombeiros (CBMG) para a retomada. A falta de equipamentos e o elevado risco foram determinantes na decisão da interrupção temporária. O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM-Bio) enviará equipamentos, materiais e brigadistas para auxílio aos voluntários locais.
O parque da Serra do Espinhaço, na Região Central do estado, tem área de 33,8 mil hectares. O ICM-Bio administra o local desde 2007.
Brigadista voluntário em Lapinha da Serra (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Parte da Serra do Cipó já tinha sido consumida por um incêndio de grandes proporções que durou cerca de 10 dias e só foi controlado com a ajuda da chuva.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.