O forte calor que fez em Governador Valadares na quinta-feira (8/10) e o céu enfumaçado, era prenúncio de chuva. E ela veio, por volta de 17h. Foi rápido, mas o suficiente para amenizar o calor que chegou a 39°C durante o dia.
Leia Mais
Afogamento: bombeiro salva a vida de criança de 2 anos com orientação pelo telefoneNuvem de poeira cobre toda a cidade de UberlândiaAraçuaí bate recorde de calor em Minas e moradora frita ovo no asfalto; veja vídeoCão da raça Chow-Chow ataca e mata criança de 1 ano e meio em MinasCâmara de Governador Valadares derruba veto e aprova lei contra a violência domésticaChuva e ventos fortes assustam moradores de BH no fim de tarde deste sábadoComércio vai funcionar no feriado nas principais cidades do Leste de MinasValadares se despede da onda verde com saideira nos bares e restaurantesEntenda as ameaças à saúde na onda de calor e saiba como se protegerValadares: Justiça Eleitoral define o tempo das coligações no rádio e na TVMesmo rápida e em pouco volume, a chuva motivou um comunicado da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), de Governador Valadares, alertando para a ocorrência de precipitações intensas e possibilidade de chuva de granizo.
O comunicado da Defesa Civil Municipal foi baseado em um alerta feito pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que embora não tenha se concretizado para Governador Valadares, deixou o órgão municipal de prontidão.
“A Compdec segue monitorando as condições meteorológicas para tomar as providências necessárias e atender a população, caso seja preciso. Nesse sentido, pede que a comunidade fique atenta e que em caso de necessidade ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). As precipitações abrem o período chuvoso, que na região vai de outubro a março”.
Granizo em Mantena
Se não choveu forte em Valadares, em Mantena, no Leste de Minas, por volta do meio-dia, uma tempestade acompanhada por vento e granizo assustou os moradores. O vídeo com as pedras de gelo fazendo barulho nos telhados fez sucesso nas redes sociais. Em Governador Valadares, o vídeo teve muitos compartilhamentos. E todos se prepararam para receber a chuva.
Em Mantena, não foram registradas ocorrências por causa da chuva de granizo, mas na zona rural, no Córrego São Domingos e no Distrito de Vila Barra do Ariranha, o granizo fez muitos estragos. Na Vila Barra do Ariranha o vento forte derrubou árvores e destelhou casas. Um produtor rural perdeu três vacas, que foram mortas ao serem atingidas por uma árvore tombada pelo vento. Nenhum morador ficou ferido.