O forte calor que fez em Governador Valadares na quinta-feira (8/10) e o céu enfumaçado, era prenúncio de chuva. E ela veio, por volta de 17h. Foi rápido, mas o suficiente para amenizar o calor que chegou a 39°C durante o dia.
Mesmo rápida e em pouco volume, a chuva motivou um comunicado da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), de Governador Valadares, alertando para a ocorrência de precipitações intensas e possibilidade de chuva de granizo.
O comunicado da Defesa Civil Municipal foi baseado em um alerta feito pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que embora não tenha se concretizado para Governador Valadares, deixou o órgão municipal de prontidão.
“A Compdec segue monitorando as condições meteorológicas para tomar as providências necessárias e atender a população, caso seja preciso. Nesse sentido, pede que a comunidade fique atenta e que em caso de necessidade ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). As precipitações abrem o período chuvoso, que na região vai de outubro a março”.
[Chuva esperada em Valadares fez estragos na zona rural de Mantena
— Estado de Minas (@em_com) October 8, 2020
Saiba mais:https://t.co/Kuxw4pPDHB pic.twitter.com/PrcT20FsER
Granizo em Mantena
Se não choveu forte em Valadares, em Mantena, no Leste de Minas, por volta do meio-dia, uma tempestade acompanhada por vento e granizo assustou os moradores. O vídeo com as pedras de gelo fazendo barulho nos telhados fez sucesso nas redes sociais. Em Governador Valadares, o vídeo teve muitos compartilhamentos. E todos se prepararam para receber a chuva.
Em Mantena, não foram registradas ocorrências por causa da chuva de granizo, mas na zona rural, no Córrego São Domingos e no Distrito de Vila Barra do Ariranha, o granizo fez muitos estragos. Na Vila Barra do Ariranha o vento forte derrubou árvores e destelhou casas. Um produtor rural perdeu três vacas, que foram mortas ao serem atingidas por uma árvore tombada pelo vento. Nenhum morador ficou ferido.