Em Belo Horizonte, os bombeiros trabalham pelo quarto dia consecutivo em um incêndio que toma conta do Parque Ursulina de Andrade Melo, no Bairro Castelo, Região da Pampulha. Nesta quinta-feira (8), a operação deve seguir no restante da noite e se estender à madrugada de sexta.
Durante a noite dessa quarta (7), havia apenas fumaça no local, mas uma ventania na madrugada desta quinta reacendeu vários pontos de calor.
Durante todo o dia, o trabalho foi o mesmo: monitoramento de pontos onde o fogo poderia ressurgir. Os militares trabalharam para retirar da mata troncos fumegantes.
Porém, no início da noite, algumas chamas voltaram a dar trabalho aos bombeiros.
"Ainda estamos com alguns pontos de reignição na Rua Castelo de São Jorge. Estamos fazendo uma linha para combater. Mais à noite, vamos arvorar o APE (combate aéreo a partir de uma escada acoplada ao caminhão dos bombeiros) para aproveitar o frio da noite. E encharcar toda essa vegetação que está dando alguma reignição", diz o tenente Pedro Ivo Nogueira Pereira.
O incêndio teve início por volta das 5h30 dessa segunda e, em decorrência da vegetação seca, atingiu uma grande área do parque.
O combate às chamas naquele dia foi feito com jatos d'água pelas laterais da mata, já que a região é de difícil acesso. Além dessa estratégia, a corporação tem adotado táticas de combate aéreo no local.