O feriado na capital mineira será daquele jeito que todo belo-horizontino já conhece: de mudanças bruscas no tempo. Enquanto a previsão para esta sexta-feira (9) é de termômetros chegando na casa dos 36°C e de sol aberto na maior parte do dia, na segunda (12), entretanto, o céu fecha e as temperaturas não devem ultrapassar os 27°C.
O calorão ainda persiste entre sexta e sábado (10), mas com chances de pancadas de chuvas isoladas no final do dia - da forma como aconteceu no decorrer da semana. A virada no tempo chega no domingo (11).
"No final de semana há uma formação de área de alta pressão no litoral do Sudeste, o que favorece a instabilidade no interior da região. Isso faz com que o tempo feche, provoca chuvas e reduz as temperaturas", explica Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A máxima no sábado está prevista para 35°C, caindo para 30°C no domingo, quando a tendência já é de céu bem nublado e as pancadas de chuva se intensificam. Na segunda, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C.
Em Minas
A sexta-feira ainda será de calor intenso na maior parte de Minas. No Vale do Jequitinhonha, que ontem bateu o recorde de mais alta temperatura da história de Minas, com 44,2 graus em Araçuaí, a máxima hoje pode chegar aos 43°C.
As chuvas isoladas já acontecem nesta sexta-feira nas regiões Central, Sul, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. No sábado, chega ao Campo das Vertentes, Mucuri e Triângulo. No domingo, chega à faixa norte do estado.
O tempo deve esfriar no Sul de Minas durante o final de semana, com mínimas previstas de até 10°C na região serrana ao longo do feriado.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
* Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira