Perseguição a suspeito de assalto a moto em Uberaba. A câmera é do Cidade Vigiada, programa implantado recentemente na cidade para ajudar PM a monitorar o crime na região pic.twitter.com/AL1fT4jpRj
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 10, 2020
Um grupo que assaltava motociclistas em Uberaba, na Região do Triângulo, foi preso com a ajuda de câmeras do Cidade Vigiada, que identificaram as ações criminosas suspeitas de seus integrantes pelas ruas e bairros do município.
A perseguição durou poucos minutos, sendo que a prisão acontece quando o suspeito tenta realizar uma fechada curva e bate na lateral de um veículo que estava estacionado.
Antes da perseguição, de acordo com assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, uma equipe da PM encontrou o local que os suspeitos se reuniam antes da prática dos roubos a motociclistas. Foi neste momento que o alerta do Cidade Vigiada surgiu ao GEPMOR que, iniciou, os rastreamentos.
Segundo levantamento feito pela Central de Monitoramento e Controle do Cidade Vigiada, em 30 dias de testes, o Programa contribuiu para as identificações de 11 veículos produtos de crime, 3 veículos clonados e auxiliou na investigação de 3 homicídios, sendo que 2 foram elucidados.
Cidade Vigiada começou a operar oficialmente nessa sexta-feira (9)
O Cidade Vigiada foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) na manhã desta sexta-feira (9) em solenidade no saguão do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, onde compareceram representantes dos órgãos de segurança do município de Uberaba, além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
Foram investidos cerca de R$ 2 milhões de recursos próprios da Codiub para a instalação do sistema de videomonitoramento e controle do Cidade Vigiada, que conta com 120 câmeras com tecnologia LPR (Leitura de Placas e Reconhecimento de Caracteres), instaladas em pontos estratégicos de Uberaba.
A Central de Monitoramento e Controle é operada pela Guarda Municipal durante 24 horas por dia. O seu painel de controle com as 120 câmeras emite um alerta quando acontece a passagem de algum veículo produto de furto ou roubo.
Algoritmo de inteligência das câmeras permite até mesmo reconhecimento facial
O presidente da Codiub, Denis Silva, informou sobre as funcionalidades que o algoritmo de inteligência existente nas câmeras do Cidade Vigiada permite como, por exemplo, o reconhecimento facial. “O Cidade Vigiada é um marco para Uberaba, é uma tecnologia basicamente inédita no País com o tipo de câmera que nós temos, com tecnologia embarcada. A segurança pública em Uberaba ganha um projeto poderoso que nós queremos levar para outros municípios, um dos maiores do País com este tipo de tecnologia e equipamento”, afirmou.