O Boletim Epidemiológico de Governador Valadares divulgado nesta segunda-feira (12), trouxe informação inusitada: 6 mortes e 16 novos casos confirmados de COVID-19.
Aos domingos e feriados é comum os números de óbitos e casos confirmados serem menores que o normal. Mas no caso do boletim do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, o número de mortes por COVID-19 foi muito acima da média diária da última semana, com 1,42 óbito/dia.
Leia Mais
Cão da raça Chow-Chow ataca e mata criança de 1 ano e meio em MinasCâmara de Governador Valadares derruba veto e aprova lei contra a violência domésticaAvanço da dengue preocupa cidade no Vale do Rio DocePolícia cerca trenzinho da alegria e prende homem armado em meio a criançasBH chega a 1.360 mortes e 44.856 casos de COVID-19Sistema de telefonia 192 não funciona e adia início do Samu no Leste de MinasA semana começou com 6 mortes, sendo 4 homens na faixa dos 80 anos de idade e duas mulheres com idades na faixa de 60 anos. Todos tinham histórico de doenças pré-existentes, com exceção de uma mulher.
Outra informação que sempre preocupa as pessoas que acompanham os boletins epidemiológicos divulgados nas redes sociais é o percentual de ocupação dos leitos UTI COVID-19.
No boletim de 12/10, os leitos UTI COVID-19 nos hospitais particulares (Hospital Unimed-GV e Hospital São Lucas) atingiu os 100% de ocupação. Na quinta-feira (8/10), esses hospitais registraram ocupação de 85% na UTI COVID-19. A ocupação dos leitos UTI/SUS COVID-19 na rede pública registrou 70% de ocupação.
No boletim de 12/10, os leitos UTI COVID-19 nos hospitais particulares (Hospital Unimed-GV e Hospital São Lucas) atingiu os 100% de ocupação. Na quinta-feira (8/10), esses hospitais registraram ocupação de 85% na UTI COVID-19. A ocupação dos leitos UTI/SUS COVID-19 na rede pública registrou 70% de ocupação.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, Governador Valadares registrou 279 óbitos confirmados por COVID-19. Outras 20 mortes estão sob investigação e aguardam resultados de exames para saber se foram ocasionadas pela doença.
Um dado animador na estatística é o número de casos confirmados e de pessoas que se recuperaram da doença. Foram 7.936 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 7.504 recuperadas.
Um dado animador na estatística é o número de casos confirmados e de pessoas que se recuperaram da doença. Foram 7.936 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 7.504 recuperadas.
Vale do Aço
A Prefeitura de Ipatinga confirmou nesta segunda-feira (12) mais dois óbitos decorrentes de complicações por COVID-19. As vítimas foram dois homens, um de 80 anos de idade, morador do bairro Bethânia, e outro de 84 anos, residente no Veneza. Com a confirmação dos novos óbitos, Ipatinga soma 193 mortes por complicações da doença. Os familiares das vítimas receberam as devidas orientações para a realização do sepultamento.
Em Coronel Fabriciano não foram registrados óbitos por COVID-19. O boletim epidemiológico divulgado no feriado (12/10) registrou 9 internações pela doença no Hospital José Maria Morais. Em isolamento domiciliar estão 47 pessoas.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás