O início dos trabalhos do Samu Regional do Leste de Minas, previsto para esta terça-feira (13), teve de ser adiado. Um problema técnico com a operadora de telefonia que atenderia às ligações do número 192, frustrou a coordenação do Consórcio Intermunicipal da Rede Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge). A empresa de telefonia pediu mais 45 dias de prazo para implantar o sistema de atendimento às comunidades.
Leia Mais
Câmara de Governador Valadares derruba veto e aprova lei contra a violência domésticaCão da raça Chow-Chow ataca e mata criança de 1 ano e meio em MinasValadares tem aumento de 300% no número de mortes diárias por COVID-19Polícia cerca trenzinho da alegria e prende homem armado em meio a criançasMPF aciona Justiça em ação contra operadora por qualidade de serviçoA Central de Regulação estará baseada em Governador Valadares, na sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no Bairro Grã-Duquesa, com 12 ambulâncias e 200 profissionais capacitados para o atendimento, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
O diretor-executivo do Consurge, Narcélio Alves Costa, não escondeu a tristeza ao anunciar o adiamento. “É com pesar que eu trago essa notícia, mas esse atraso será necessário, uma vez que o Samu necessita de sua central de regulação funcionando, com a população tendo acesso às chamadas do 192”, disse.
Ele disse também que já estava negociando com o governo do estado uma pré-agenda do governador Romeu Zema ao Leste para inaugurar o Samu Regional, mas a visita foi descartada, por enquanto.
A implantação do Samu Regional é parte de uma luta iniciada em 2013 – a operação do serviço chegou a ser anunciada em 2017. A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), que esteve à frente das reivindicações, lembra que foram várias reuniões e cobranças, há quase sete anos.
Em 2017, o estado só tinha dinheiro para iniciar um Samu Regional, Vale do Rio Doce ou Vale do Aço. A deputada lembra que iniciou a luta pela integração do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge).