Em Uberaba, pela segunda vez este ano o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) foi suspenso devido a pandemia de COVID-19. A primeira vez foi no mês de abril e agora a LIRAa do mês de outubro não vai ser realizado devido às medidas de enfrentamento da doença.
Somente o LIRAa do mês de janeiro foi realizado este ano. Neste mês, segundo dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, o índice de infestação predial foi de 8,9%, o maior já registrado em Uberaba. O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de 4%.
Por outro lado, segundo o último levantamento de casos de dengue na cidade (entre janeiro e final de agosto de 2020), feito pelo Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 356 casos positivos da doença. em todo ano passado foram 1223 registros confirmados.
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Uberaba, Robert Boaventura, informou que o LIRAa foi suspenso por orientação do Ministério da Saúde.
A partir dos dados do LIRAa é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação no Município, além de permitir o direcionamento das ações de controle como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas para as áreas mais críticas.
Outras ações
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, continuam na cidade as visitas domiciliares, observando as diretrizes de cuidados devido à pandemia. “Além disso, o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias segue com as visitas aos pontos estratégicos (imóveis grandes como borracharias e ferros-velhos), bloqueio de transmissão nos casos notificados e nebulização com motofogs”.
Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações com relação à dengue em Uberaba, a população pode utilizar o Disque Dengue (3317-4660) ou o aplicativo “Uberaba contra a Dengue”.