Um temporal acompanhado de muita ventania, castigou boa parte de Belo Horizonte na noite desta quarta-feira (14).
Leia Mais
Nevou? Chuva de granizo atinge Capitólio, no Sul de Minas; veja fotos e vídeo Estragos e falta de energia: o dia seguinte ao temporal com granizo em BHChuvas em BH: alerta para temporais segue valendo nesta quinta-feira'Temporal como nunca houve no município', diz prefeito sobre chuva que castigou Capitólio Terreno da Serra do Curral era utilizado por traficantes para enterrar maconha
Por meio das redes sociais, moradores das regiões mais atingidas fizeram relatos até mesmo de chuva de granizo. Tal fato aconteceu, inclusive, no Bairro Planalto, Norte de BH.
No Bairro Pompéia, Leste de BH, os fortes ventos que atingiram a cidade derrubaram parte das paredes laterais e do fundos do terceiro andar de uma casa na Rua Pitangui, próximo a um supermercado e uma igreja. Os escombros atingiram o imóvel vizinho, mas ninguém ficou ferido.
As paredes, segundo o Corpo de Bombeiros, eram novas. Haviam sido erguidas na tarde desta quarta. Militares se deslocaram ao local para vistoriar a estrutura.
Em Venda Nova, moradores registraram o Córrego Capão prestes a inundar. O manancial é um dos contribuidores do Córrego Vilarinho e passa pelos bairros Céu Azul, Lagoa, Piratininga e Flamengo.
A Defesa Civil chegou a registrar ventania de 98 quilômetros por hora na Estação Cercadinho, no Buritis, Região Oeste de BH
Entre 19h e 21h, a Defesa Civil registrou a maior quantidade de chuvas na Região Nordeste da cidade, onde caíram 37,6 milímetros. O valor equivale a 35,9% da média histórica esperada para o mês: 104,7 mm.
A Regional com o menor acumulado no período foi Venda Nova, com 24 mm.
Na Grande BH, houve registro de chuva forte em Contagem. No Bairro Eldorado, houve muita ventania, assim como na capital mineira.
Ainda na Região Metropolitana de BH, a orla de Lagoa Santa registrou alagamento na altura do Bairro Praia Angélica.
Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para possível tempestade em BH e em cidades das regiões Central, Sul e Zona da Mata.
A chuva que cai nesta quarta era esperada pela população depois de recordes consecutivos de altas temperaturas em BH. Há exatamente uma semana, o Inmet computou a maior temperatura da história da capital mineira: 38,4°C.
Confira, abaixo, o acumulado de chuvas (em milímetros), das 19h às 21h desta quarta por regional de BH:
Barreiro - 26,4 (25,2% da média histórica)
Centro Sul - 30,6 (29,2%)
Leste - 30,4,8 (29,0%)
Nordeste - 37,6 (35,9%)
Noroeste - 31,2 (29,8%)
Norte - 35,8 (33,2%)
Oeste - 28,6 (27,3%)
Pampulha - 33,0 (31,5%)
Venda Nova - 24,0 (22,9%)
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Média Climatológica OUTUBRO: 104,7 mm