A temporada de chuvas da primavera chegou e deu um susto nos mineiros nessa quarta-feira (14). Entre quinta (15) e sexta (16), a previsão é de possibilidade de novas tempestades de proporções semelhantes às de ontem em praticamente todo o estado - incluindo a Grande BH.
Leia Mais
Estragos e falta de energia: o dia seguinte ao temporal com granizo em BH'Temporal como nunca houve no município', diz prefeito sobre chuva que castigou Capitólio Temporal castiga BH e assusta moradores na noite desta quarta-feiraBH pode ter chuva com raios e rajadas de vento nesta tardeApós chuva de granizo, Juiz de Fora terá fim de semana nubladoNa noite do aniversário, idosa tem casa danificada por temporal em ContagemCoronavírus: Minas registra 2,4 mil novos casos e totaliza 8.267 mortesNesta manhã de quinta-feira, BH enfrenta os estragos e falta de energia por causa do temporal dessa quarta.
"São temporais comuns da época da primavera, causados, principalmente, pela instabilidade, calor e alta umidade do ar. Dessa forma, são criadas condições favoráveis para o acontecimento do fenômeno", explica Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de chuvas de 20 a 40mm com rajadas de vento de até 50km/h - capaz de movimentar árvores de grande porte.
Ontem foram registrados 21,2mm de chuva na estação da Pampulha em um período de apenas uma hora, entre 20h e 21h. No total, foram 33mm de chuva ao longo de toda a noite na região.
Na estação do Cercadinho, no Alto Santa Lúcia, Região Centro-Sul de BH, foram 7,6mm, com ventos de até 98km/h - capaz de arrancar árvores e causar danos estruturais em construções.
A previsão é de predomínio de chuvas para toda a semana, acompanhada de uma queda brusca nas temperaturas. Para amanhã (16), a máxima chegará a 29°C, caindo para 23°C no sábado (17).
Em Minas
A previsão é de chuvas em todo o estado, com exceção para as regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, onde o tempo segue seco. Há chances de novos temporais no Sul de Minas, onde houve estragos ontem em virtude da tempestade.
As fortes chuvas são previstas também para as regiões Central, Campo das Vertentes, Triângulo, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a nublado.
Apesar das chuvas, o calor não dá trégua: previsão de máxima de 39°C no Triângulo.