O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) tenta garantir que os profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19 recebam uma Gratificação Temporária.
Leia Mais
Coronavírus: por melhores condições e gratificação igual para todos, profissionais da saúde fazem paralisação em BHO desafio gigante dos novos médicos no combate à pandemiaFilhos de profissionais da saúde desenham os pais na linha de frente contra a COVID-19Médico causa polêmica ao fornecer atestado permitindo que pessoas não usem máscaraCelebração eucarística pelos 39 anos de morte da freira milagrosa de MinasA criação de uma compensação financeira ao profissional de saúde, com o objetivo de remunerá-lo pelo trabalho exercido na linha de frente do novo coronavírus, também está mencionada no Art. 5°. A Gratificação Temporária terá duração até enquanto durar a pandemia.
EXPOSIÇÃO
O Sindicato solicitou a criação da gratificação ao estado e vários municípios mineiros, com a intenção de retribuir a exposição desses profissionais neste tempo de colapso mundial. Ponderou ainda que a verba destinada pelo Governo Federal para este fim não foi utilizada.
Por outro lado, o Governo de Minas, através da FHEMIG, criou um adicional de 50% do salário, porém o número de médicos beneficiados foi baixo. Os critérios arbitrários impostos pelo governo geraram distorções fazendo com que a maioria dos profissionais da linha de frente dos hospital se sentissem injustiçados pelo não recebimento da gratificação.