Uma campanha contra a paralisia infantil ocorrerá em Belo Horizonte neste sábado (17). Os centros de saúde da prefeitura estarão abertos das 8h às 17h para vacinar, exclusivamente contra a poliomielite, as crianças de 1 a 4 anos e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos.
Para participar, é necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para conferência das doses aplicadas e avaliação das vacinas e doses pendentes.
As vacinas disponíveis para proteger as crianças e adolescentes conforme o número de doses recomendadas são: BCG, pentavalente, rotavírus, hepatite A, hepatite B, meningo C, meningo ACWY, pneumo 10, tríplice bacteriana, tríplice viral, varicela, febre amarela, HPV, dupla adulto e tríplice bacteriana tipo adulto.
Devido à pandemia de COVID-19, é obrigatório o uso de máscaras para entrada nas unidades de saúde – exceto em crianças de até dois anos. De acordo com a PBH, também serão adotadas todas as outras medidas preventivas indicadas, incluindo o distanciamento para evitar aglomerações.
O que é a poliomielite?
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).
A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio. (Fonte: Ministério da Saúde)