Jornal Estado de Minas

ESTATÍSTICAS

Números mostram queda recorde da criminalidade na Região Centro-Sul de BH


O período, de janeiro a setembro de 2020 coincide com a pandemia da COVID-19, o período mais trágico da humanidade. Mas em Belo Horizonte ocorreu o oposto - uma boa notícia: a queda da criminalidade, na Região Centro-Sul da cidade. Segundo dados do 22º Batalhão de Polícia Militar, a redução da criminalidade é da ordem de 36% em relação ao mesmo período no ano passado e significa, também, o melhor resultado dos últimos 27 anos.




Segundo o comandante do 22º BPM, tenente coronel Fábio de Almeida, a queda da criminalidade é atribuída, além das consequências da pandemia, ao policiamento ostensivo e à parceria com a comunidade, pois o número de denúncias anônimas aumentou consideravelmente.

Os registros de roubos, por exemplo, caíram 35% em relação ao período de janeiro a setembro de 2019. A redução de casos de homicídios nesse período caiu 11%. Os furtos caíram 20%. Um total de 326 armas de fogo foi apreendido este ano. Um total de 3.497 pessoas foram presas e apreendidas. Foram atendidas 17.723 ocorrências. Um total de 563 celulares roubados foram recuperados e 187 veículos furtados também foram recuperados.

Segundo o tenente coronel, os números significam o melhor resultado na história do 22º BPM.