Forte odor de esgoto, cor escura e muitos peixes mortos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi acionado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas, na Região Central do Estado, com alerta sobre contaminação grave do Rio das Velhas.
A suposta contaminação foi verificada próxima à captação de água da ETA Rio das Velhas, no município de Funilândia, na mesma região.
Leia Mais
Grave acidente próximo ao Rio das Velhas deixa um morto e sete feridosComitê endurece com a Copasa e exige metas para o Rio das VelhasCorpo é encontrado no Rio das Velhas, em JaboticatubasTemporal em BH aumenta enchente do Rio das Velhas e deixa cidade ilhadaEsgoto contamina mais da metade das amostras de rios de Minas Gerais"Coletamos uma amostra para análise e realizamos simulação de tratamento, porém foram insatisfatórios, não conseguimos obter tratamento da água. Acompanhando o rio durante toda manhã, observamos piora ao passar das horas, água com cor cada vez mais escura, dor mais forte e muitos peixes mortos", informou por meio de documento formulado pela SAAE.
Sendo assim, foi solicitado um apoio do comitê, pois essa situação deixa cerca de 50% da cidade desabastecida. O comitê acionou o Núcleo de Combate de Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (NUCRIM-MPMG), para verificação local em caráter de urgência - posto que há danos ambientais constatados e, ainda, risco iminente ao abastecimento público do município da cidade.
O Estado de Minas entrou em contato com o MPMG, mas não teve retorno até o fechamento da publicação.