Jornal Estado de Minas

PATRIMÔNIO

Câmara Municipal de Mariana será restaurada

 

O prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Marina, hoje Câmara Municipal de Vereadores de Mariana, cidade do Circuito do Ouro de Minas Gerais, será restaurado. A ordem de serviço para o início das obras, última etapa do projeto, foi assinada nesta terça-feira (20). A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, PAC-CH, e tem valor estimado de R$ 2,5 milhões.





Serão executados os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, luminotécnico, de segurança eletrônica, de telecomunicações, de som, de sistema de proteção contra descargas elétricas, sanitário, de instalações pluviais, hidráulico e de prevenção e combate a incêndios.

 

O prédio é uma construção do século XVIII, é a sede da Câmara de Vereadores de Mariana desde a sua construção e Primeira Câmara de Minas Gerais. Portanto, a sua restauração é tida como uma ação de grande relevância para a conservação do patrimônio histórico público do município.

De acordo com a Câmara Municipal de Mariana, para que o processo de restauração acontecesse foi necessário desocupar o imóvel e a mudança da sede foi para a Rua Hélvio Moreira Moraes, 358, no Bairro Vila do Carmo. A transferência abrangeu todos os departamentos e ocorreu na quarta-feira (7). Durante as obras, todos os serviços passam a ser executados no novo espaço. 

audima