A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira (21) para a possibilidade de chuvas fortes, com raios e rajadas de ventos intensos. O aviso é válido até às 8h desta quinta-feira (22).
Leia Mais
Estação das águas avança em Minas, mas sem os temporais do começo do anoA natureza renasce em Lapinha da Serra, após incêndio dramáticoRecuperação de áreas incendiadas depende de ação do poder público e consciência da população Área de seca ultrapassa 80% em Minas no mês de setembroBH terá semana chuvosa, com previsão de temporais no domingo; confira o tempo em cada diaPara esta quarta-feira (21), a previsão é de chuva com céu encoberto para todo o dia. A mínima no início da manhã foi de 15,6°C em Cercadinho, no Alto Santa Lúcia, e de 17,4°C na Pampulha. A máxima não deve ultrapassar os 25°C.
O tempo "londrino" que predomina na capital, com céu nublado, frio e chuva, deve prevalecer, pelo menos, até o próximo domingo (25).
"A perspectiva é de prevalência das chuvas. Isso porque estamos no quadro do período chuvoso mesmo, com umidade vinda da Amazônia e condições de instabilidade presente em todo o Brasil Central", esclarece Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Minas
Na Zona da Mata e no Sul de Minas, a condição é semelhante à de BH. Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e mais intensas no Triângulo, Noroeste, Central Mineira e Oeste. Nas demais regiões, céu nublado com pancadas isoladas.
A mínima no estado foi de 10°C, na região Serrana do Sul de Minas, e máxima de 35°C no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.
Recomendações para dias de chuvas fortes
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial em áreas de encostas e morros;
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.