Foi oficializada nesta quarta-feira (21), em publicação no Diário Oficial da União (DOU) do mesmo dia, a qualificação da linha 2 do metrô de Belo Horizonte para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Segundo o governo, isso faz com que o projeto tenha “prioridade nacional perante todos os agentes públicos, de todos níveis de governo”.
Leia Mais
'Isso aqui não é metrô', diz Kalil ao anunciar investimento para obras na VilarinhoNova promessa da linha 2 do metrô de BH deixa população entre a esperança e dúvidaExpansão do metrô de BH já foi prometida por políticos de vários partidosFique ligado: metrô paralisa operação mais cedo nesta quinta (31/12)Ceasa e metrô privatizados? Senadores de MG opinam sobre impacto das vendasSenador Carlos Viana busca anulação de acordo em vigor para garantir verba bilionária ao metrô de BHA construção da linha 2 do metrô de BH é um sonho e uma demanda antiga para a cidade e a Região Metropolitana. Entre alguns anúncios, projetos e promessas passadas, já se passaram mais de 20 anos de estagnação.
A esperança mais recente se reacendeu em setembro de 2020. Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou a viabilização da construção da linha 2, por R$ 1,2 bilhão. Menos de 24 horas depois, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, recuou e anunciou desistência do investimento, após conversas com o Ministério da Economia.