As ruínas do prédio da Estação Pedra Mole, patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, serão reabertas para visitação nesta quinta-feira (22). O espaço onde se localizam as ruínas estava fechado desde março, em função da pandemia do novo coronavírus.
Depois da reabertura, a Estação Pedra Mole vai receber o público em todas as semanas, sempre às quintas e sextas-feiras, entre 10h e 15h, e aos sábados, de 9h às 16h. A Estação Pedra Mole está localizada às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo e sua reabertura faz parte do calendário de celebrações dos 58 anos de operação da Usiminas.
Depois da reabertura, a Estação Pedra Mole vai receber o público em todas as semanas, sempre às quintas e sextas-feiras, entre 10h e 15h, e aos sábados, de 9h às 16h. A Estação Pedra Mole está localizada às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo e sua reabertura faz parte do calendário de celebrações dos 58 anos de operação da Usiminas.
Em 2019, a Estação Pedra Mole recebeu importantes reparos e novas intervenções. A restauração foi realizada pela Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil. O projeto de reforma contou com a anuência e acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga.
Leia Mais
Motoristas de vans de Valadares esperam lei do transporte alternativoNa onda verde, Ipatinga divulga protocolo para o retorno dos eventosValadares: SAAE-GV é multado por mortandade de peixes na Lagoa do PérolaCasarão colonial de Minas Novas vai abrigar Memorial das Terras do FanadoValadares: Produtores de eventos reivindicam retomada das atividadesIpatinga volta à onda amarela 5 dias depois de ingressar na onda verdeValadares: Moradores da Ilha dos Araújos se irritam com os apagõesCOVID-19: Valadares retorna à onda verde a partir de sábado (24)Na área da estação foi construído um mirante para o visitante admirar o encontro dos rios Doce e Piracicaba. No local onde estão as ruínas e onde funcionava a antiga Estação, o projeto de restauro manteve aspectos construtivos das estações da época aliados a elementos construtivos modernos.
Reabertura emociona a população
A artista plástica e ilustradora, Sandra Elen, não escondeu a sua emoção em saber da reabertura da Estação Pedra Mole. “Eu moro aqui desde 1962 e a estação, no meu tempo de criança, era o único lugar que a gente tinha para fazer passeios, andar pela mata e ter belos momentos de lazer. Essa reabertura veio num momento mágico. Veio para salvar a gente de um grande estresse, que todos nós estamos vivendo atualmente”, disse.
Sandra ficou tão entusiasmada, que quer ser a primeira a chegar no primeiro dia de visitação. Ilustradora científica, com formação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela disse que vai estudar a possibilidade de documentar a fauna e a flora do entorno da estação. "Vou levar minha máquina fotográfica e fazer muitas fotos e depois ilustrar", disse.
A designer Fernanda La Noce, a exemplo de Sandra Elen, também ficou emocionada com a notícia da reabertura do monumento. “Essa estação faz parte da história de Ipatinga. Sempre fico encantada ao ver a primeira estação de trem de Ipatinga, construída a 100 anos, observar os detalhes da arquitetura e a área de sua localização”.
Professora de duas escolas particulares de Ipatinga, Fernanda La Noce disse que a reabertura será uma ótima oportunidade para seus pequenos alunos e alunas conhecerem um pouco sobre história cidade onde eles moram e ver algo que ela considera maravilhoso, o encontros dos rios Piracicaba e Doce.