Governador Valadares está de volta onda verde do Minas Consciente. O anúncio do retorno da cidade à onda verde foi feito no fim da tarde de quarta-feira (21), pelo governo do estado. A cidade já esteve na onda verde do Plano Minas Consciente entre os dias 3/9 e 9/10. Regrediu para a onda amarela por causa de uma piora nos índices de contágio da COVID-19 e ocupação dos leitos COVID-19, nos hospitais das redes pública e particular.
A entrada na onda verde será feita oficialmente no sábado (24). Ainda na onda amarela, a cidade tem registrado uma queda sequencial nos índices relacionados à COVID-19. Um fato inédito registrado nesta semana foi o índice zero para as mortes ocasionadas pela doença. Desde a segunda-feira, o boletim epidemiológico municipal não registra óbitos por COVID-19. A ocupação dos leitos UTI COVID-19/SUS, que esteve perto de 100%, caiu para 45,80% nesta quarta-feira (21/10)
a Secretaria de Estado de Saúde informou que a taxa que mede a incidência do coronavírus em Minas Gerais caiu 32% nos últimos 14 dias.A informação foi divulgada durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, grupo de trabalho e enfrentamento à pandemia.
No anúncio sobre a entrada de Governador Valadares na onda verde, Diante da melhora, e considerando indicadores como taxa de ocupação de leitos e casos por número de habitantes, o grupo autorizou o avanço das macrorregiões de Saúde Oeste, Sul e Leste para a onda verde do Minas Consciente. Poderão ser reabertos estabelecimentos como parques naturais, de diversão, cinemas, teatros e bares com música com ao vivo, desde que sejam seguidas as regras de higiene, distanciamento e lotação máxima.
Os serviços liberados são:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas, bibliotecas, museus e arquivos
- Parques, zoológicos e jardins
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas e bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches e sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens
Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.