A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 17 pássaros silvestres, em João Monlevade, na Região Central de Minas. De acordo com os agentes, as aves estavam sendo transportadas de forma precária em gaiolas e caixas de sapato, em local escuro e não arejado.
Por volta das 16h30 nessa quarta-feira (22), durante fiscalização de rotina, uma equipe da PRF deu ordem de parada para um veículo Corolla. Durante a vistoria, os agentes abriram o porta-malas para verificar o estepe do carro e lá eles encontraram os 17 pássaros da espécie trinca-ferro.
Também de acordo com a PRF, os animais estavam sem água e sem alimento. Um dos pássaros já estava morto, outros bem debilitados.
O motorista alegou aos agentes que havia pego as aves no município de Santa Rosa da Serra, no Triângulo Mineiros e que as levaria para Lajinha do Pancas, no Espírito Santo onde colocaria anilhas nos animais.
O suspeito foi detido e apresentado à Polícia Civil de João Monlevade.Os pássaros foram encaminhados para a Polícia Militar Ambiental de Itabira, também na Região Central do estado. O veículo foi recolhido ao pátio da PRF e liberado para a Polícia Civil.