A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta para a possibilidade de chuva de 20 a 30 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h. O aviso é válido até as 8h de sexta-feira (23).
Os próximos dias também devem ser chuvosos. Ontem, o órgão municipal já havia notificado há previsão de temporais no domingo (25) em BH.
Os próximos dias também devem ser chuvosos. Ontem, o órgão municipal já havia notificado há previsão de temporais no domingo (25) em BH.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou avisos para as condições climáticas. O primeiro é direcionado à região Noroeste de Minas. A previsão é de chuvas intensas em áreas isoladas. O volume deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia.
O segundo aviso é para áreas isoladas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Metropolitana, Norte, Central Mineira, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nessas regiões do estado, as condições meteorológicas também são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 20 a 30mm/h ou até 50 mm/dia).
Previsão do tempo
Nesta sexta-feira (23), o tempo deve permanecer instável com risco de chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento ocasionais, que pode causar transtornos à população, especialmente nos setores neste, norte e oeste de Minas Gerais, devido ao calor e o fluxo de umidade vindo do Brasil central que normalmente ocorre nesta época do ano, segundo o Inmet.
Consequentemente, fortes áreas de instabilidade persistem atuando sobre o estado, mantendo o dia com nebulosidade bastante variável e chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões mineiras.
Durante o dia, as temperaturas estarão em gradativa elevação sobre o estado. No fim de semana, o quadro de instabilidade deve se intensificar e pode ser acentuado o volume de precipitação em praticamente todo o estado, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Recomendações durante a chuva
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Fonte: Defesa Civil de BH