Ipatinga e as cidades da microrregião do Vale do Aço retornaram à onda amarela do Plano Minas Consciente, cinco 5 dias depois de ter ingressado na onda verde. O comunicado relativo ao retorno à onda amarela foi feito nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura de Ipatinga.
Na quarta-feira (21), o governo do estado informou que as macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte e Triângulo do Sul tiveram piora nos índices e, por isso, regrediram para a onda amarela, se unindo às macrorregiões Leste do Sul, Vale do Aço e Nordeste. Nesta quinta-feira a prefeitura recebeu o comunicado oficial, com decisão do governo, e divulgou à população.
A decisão do Comitê Extraordinário COVID-19, do governo do estado, frustrou as decisões do Comitê Gestor de Crise COVID-19 de Ipatinga, que havia divulgado na terça-feira (19) o protocolo a ser seguido pelos produtores de eventos da cidade, durante a pandemia do novo coronavírus.
Leia Mais
Valadares: Moradores da Ilha dos Araújos se irritam com os apagõesCOVID-19: Valadares retorna à onda verde a partir de sábado (24)Patrimônio de Ipatinga, Estação Pedra Mole será reaberta nesta quinta-feiraCOVID-19: Divinópolis libera eventos para até 250 pessoasIpatinga: prefeitura desmente 'fake news' sobre fechamento do comércioValadares: Produtores de eventos reivindicam retomada das atividadesCOVID-19: cinema volta a funcionar em Três Corações mesmo com cidade liderando ranking de novos casosCriminoso condenado a 27 anos é encontrado gozando de semiaberto no ES
Setor cultural
O retorno meteórico à onda amarela não causou desconforto aos produtores culturais, pois não houve tempo para a retomada das atividades. O Instituto Usiminas, principal produtor de eventos do Vale do Aço, informou que o retorno do município de Ipatinga para a onda amarela não alterou a sua programação, tendo em vista que ainda não havia sido cogitada a abertura dos seus teatros.
"A programação virtual continua sendo oferecida nos canais digitais do Instituto Usiminas. O Instituto segue acompanhando as tomadas de decisões do poder público em relação à COVID-19", informou a direção do instituto.
No Boletim Epidemiológico desta quinta-feira, Ipatinga registrou mais uma morte por COVID-19. A vítima é uma mulher de 73 anos, moradora do Bairro Veneza. Com a confirmação desse novo óbito, Ipatinga soma 208 pessoas que morreram por complicações da doença. Os familiares da vítima receberam as devidas orientações para a realização do sepultamento.
O início da onda amarela em Ipatinga e microrregião do Vale do Aço será a partir deste sábado (24). Somente são permitidas as seguintes atividades:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agências de viagem;
- Clubes.