Prevenção em BH
Segundo o Coronel Waldir Figueiredo, não somente a Defesa Civil, como outros vários órgãos da Prefeitura se mobilizaram para atuação especial no final de semana, diante da possibilidade do temporal.
"Desde que tivemos essa informação vários setores e estruturas da Prefeitura estão sendo mobilizados: gestão de riscos e desgastes, Sudecap, BHTrans, SLU, Guarda Municipal, Urbel e todas as regionais", salienta.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que vem desenvolvendo ações permanentes de prevenção às enchentes e de proteção da população. Os trabalhos envolvem manutenção de bacias de detenção, limpeza de bocas de lobo e de vias, galerias, fundos de vales de córregos, contenção de encostas, além do trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de inundação da cidade.
Ciclone subtropical
Previsão em Minas
Recomendações para dias de chuvas fortes
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.