Três casas desabaram e atingiram outras duas na tarde desta sexta-feira (23) no Bairro São Jorge III, Região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há vítimas, porém existem animais no local. Os moradores ao redor foram retirados do local, pois há o risco de novo desabamento. Vizinhos registraram o momento, confira:
Uma casa de três andares desabou na tarde desta sexta-feira no Bairro São Jorge III, em Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há vítimas, porém existem animais no local. Moradores ao redor foram evacuados pois há o risco de novo desabamento. https://t.co/sMU6eAuKP0 pic.twitter.com/MAxXH90lEs
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 23, 2020
O comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Winderson Moura, contou que a tropa chegou ao local por volta das 17h30 e logo depois recebeu apoio de militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).
“Uma residência que já havia sido interditada pela Defesa Civil em 8 de maioveio a colapsar atingindo outras quatro. Duas diretamente e outras duas indiretamente”, explicou o militar. “Felizmente, nenhuma pessoa no local; todas estavam trabalhando”, disse.
O desabamento atingiu cinco casas no Morro das Pedras, em BH
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 23, 2020
Saiba mais: https://t.co/dUyXBBwyjB pic.twitter.com/B9JtvGmDzK
Os bombeiros utilizaram aparelhos detectores de vida e sismógrafo para identificar se a estrutura está se movimentando. “Ainda tem risco, estamos acompanhando os imóveis laterais que estão com danos estruturais”, disse o tenente-coronel Winderson. Ainda segundo ele, o incidente “poderia ter sido bem pior” caso estivesse chovendo.
Uma das vizinhas, Ana Lucia Porto de Carvalho, de 21 anos, estava em casa quando ouviu os estrondos. “Foi muito de repente. Eu estava no quarto e escutei os vizinhos gritando ‘vai cair, vai cair’. O segundo estrondo foi mais alto. Até então, eu só estava escutando. Quando fui ver, já estava tudo caindo”, conta a auxiliar de operações. Ela disse que saiu correndo para alertar os outros vizinhos.
Aline Cristina Ferreira da Silva, de 21, mora em uma casa em frente à que desabou. “Geralmente, acontece deslizamento quando chove muito, mas eu já morei na casa ao lado quando tinha 7 anos e já era decadente, tinha muita trinca”, disse a jovem.
Segundo a moradora, seis gatos foram salvos, mas dois cachorros ainda não foram encontrados.