Os produtores de eventos de Governador Valadares, especialmente aqueles que promovem eventos culturais, estão cobrando da prefeitura e do Ministério Público a autorização para retornarem às suas atividades, paralisadas desde março, com o início da pandemia do novo coronavírus.
O diálogo já foi iniciado, com a iniciativa do músico e produtor cultural Euler Henrique, que postou a sua indignação nas redes sociais. A postagem de Euler motivou a reunião, e segundo ele, o prefeito André Merlo e o promotor de Justiça Randal Bianchini o receberam bem.
“Fiquei muito indignado quando, ao acordar no sábado (17), acessei as redes sociais e me deparei com algumas imagens e vídeos de campanhas políticas acontecendo pela cidade. Tinha muita aglomeração e muita gente sem máscara. Então, eu fui para o Instagram e expus minha revolta, porque já estamos há 8 meses sem poder trabalhar. Nas imagens, vi políticos com microfone na mão, igual a gente trabalha, e isso me revoltou”, disse.
Leia Mais
Ipatinga volta à onda amarela 5 dias depois de ingressar na onda verdeValadares: Moradores da Ilha dos Araújos se irritam com os apagõesPatrimônio de Ipatinga, Estação Pedra Mole será reaberta nesta quinta-feiraDivinópolis intensificará fiscalização contra festas clandestinasMergulhão é palco de mais um grave acidente com morte, em ValadaresIpatinga: prefeitura desmente 'fake news' sobre fechamento do comércio
A prefeitura confirmou a reunião e informou que, desde o início da pandemia que levou às restrições de setores da economia, os segmentos de produção de eventos e os músicos profissionais foram muito abalados com os protocolos restritivos impostos pelo governo de Minas Gerais, por meio do Programa Minas Consciente.
“Mesmo cientes de que a decisão de restringir as atividades não é da Prefeitura, mas do governo, os profissionais pediram o apoio do governo municipal. Diante disso, organizamos uma comissão dos dois setores, representantes de classes, membros da prefeitura e deputados, que irão elaborar encaminhamentos e apresentá-los ao governo do estado para que as atividades possam retornar”, informou a prefeitura, em nota.
O assunto evoluiu e, com a entrada de Governador Valadares na onda verde do Minas Consciente, a Prefeitura realizou outra reunião na quinta-feira (22) entre representantes dos músicos, produtores de eventos e autoridades políticas. Durante o encontro, ficou definido que será enviado ao governo do estado uma proposta de retomada das atividades, elaborada pelos profissionais.
Na reunião, realizada por meio de chamada telefônica, o secretário de estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, se comprometeu a levar a proposta ao Comitê Extraordinário COVID-19. A avaliação do governo do estado está sendo aguardada.