Policiais Civis de Minas Gerais e do Distrito Federal deflagraram operação para investigar estelionatários que aplicavam golpes com sites falsos de leilões do Detran. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Carangola, na Zona da Mata mineira, na noite desta quinta-feira (22).
Leia Mais
Operação Malebolge: policia detalha esquema de fraude em licitação em AraxáTrabalho conjunto de polícias mineira e capixaba detecta rota do tráficoPolícia desvenda esquema de propinas para favorecimento a presidiários Transcon denuncia que site de leilões com nome da autarquia é falsoGolpe do carro: homem perde R$ 30 mil após comprar veículo fantasmaDamas do crime: mulheres são presas em operação do MP no Sul de MinasOrganização criminosa do PCC que agia no Sul de Minas é alvo de operação do MPEx-delegado regional de Varginha é preso suspeito de comandar organização criminosaPolícia investiga fraude em licitação de insumos para combate à COVID-19Policiais do Rio de Janeiro são presos em Minas após sequestrar família Passageiro de ônibus de viagem é preso com 21kg de maconha, na BR-381, em João MonlevadeMotoboy é ameaçado em restaurante e bate em dois homens em Ouro Branco; veja vídeosA operação Falso Martelo investiga uma organização criminosa, suspeita de utilizar sites falsos que simulam pertencer aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do país e anunciam supostos "leilões extrajudiciais de veículos apreendidos". De acordo com a polícia, os estelionatários ofereciam carros com valores muito inferiores aos de mercado.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar que resultaram na apreensão de telefones celulares, computadores portáteis, pen drives e cartões de memória. Dois investigados não foram localizados, mas as apurações seguem em andamento.
Segundo o delegado Glauco Seguro, esses crimes de estelionato têm sido praticados em todo o país, por meio da internet. “As investigações foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos do Distrito Federal, que identificou uma grande quantidade de vítimas em Brasília, gerando prejuízos que se aproximam de R$ 1 milhão. Os estelionatários utilizam esses sites falsos, onde são anunciados os leilões com veículos oferecidos a valores muito inferiores aos de mercado”, explica.
O site usado para dar o golpe tinha o domínio www.leiloesdetranmg.org. Nele, são usados logos do governo do Estado de Minas Gerais com intenção de enganar o internauta.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar todos os membros da organização criminosa e recuperar o prejuízo das vítimas.
Já as pessoas que foram vítimas do golpe devem procurar a Polícia Civil de Minas Gerais. Para evitar cair em golpes, a polícia orienta buscar informações por meio de canais oficiais. No caso do Detran-MG, o cidadão pode acessar o portal oficial ou ligar para o telefone 155.
Os veículos leiloados pelo Detran-MG são provenientes de apreensão ou remoção, não reclamados por seus proprietários no prazo de 60 dias. Todos os pregões são organizados diretamente pelas comissões de leilão das Circunscrições Regionais de Trânsito da PCMG e têm edital publicado no site oficial www.detran.mg.gov.br, onde podem ser conferidos os dados dos lotes, pátios, dias, horários de visitação e as respectivas regras.