Moradores de todas as 853 cidades do estado de Minas Gerais, se preparem! O tempo agora é de chuvarada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva nesse resto de outubro até o início de novembro.
Neste fim de semana, a previsão inclui até temporais no estado. Em Belo Horizonte, está previsto muito aguaceiro entre hoje e amanhã.
A Defesa Civil de BH emitiu alerta, na manhã deste sábado (24), alertando a população para “redobrar a atenção”. Afinal, há possibilidade de chuva (20 a 40 mm), acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, de hoje até a manhã deste domingo (25).
A Defesa Civil pede também que a população evite áreas de inundação e trafegar em locais passíveis de alagamento e próximos aos córregos e ribeirões no momento de fortes chuvas. Confira as recomendações emitidas pelo órgão municipal:
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Tempo no sábado
Neste sábado, o tempo continua muito instável sobre todas as regiões do estado de Minas Gerais em virtude da intensificação de áreas de instabilidade que se propagam desde a Região Amazônica até o Brasil Central.
Em Belo Horizonte, a menor temperatura foi registrada na Região Centro-Sul, com 17ºC e a máxima na Região da Pampulha, com 25ºC.
O sábado teve céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes forte, e trovoadas nas regiões Metropolitana, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata e Noroeste. Nas demais regiões, o céu permaneceu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
No domingo
De acordo com o Inmet, há risco de chuva localmente forte com acentuado volume, sobretudo, no centro, leste, sudeste e oeste mineiro nos próximos dias. As temperaturas máximas tendem a sofrer um declínio dado a alta cobertura de nebulosidade e a ocorrência de chuva em boa parte do estado de Minas Gerais no fim de semana.
Amanhã, Minas deve ter o céu deve ser novamente encoberto com pancadas de chuva, por vezes forte, no Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Metropolitana e Rio Doce. Demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva.
A temperatura segue em declínio, com mínima em 12ºC no Sul de Minas e máxima de 33ºC ao Norte.
Em BH, a previsão é de temporais. A meteorologia aponta céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, por vezes fortes, e trovoadas. O dia será mais gelado, com o termômetro saindo dos 17ºC sem passar de 22ºC.
Na quarta-feira (21), a Defesa Civil municipal já havia alertado para a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade forte a extremamente forte, com raios e rajadas de vento. O volume estimado é de até 90 milímetros.
Frente fria
O meteorologista Kleber Souza explicou que a previsão de chuva no estado daqui até o início de novembro está relacionada com uma frente fria vinda do litoral na região Sudeste.
Segundo ele, essa frente já está atuando no Triângulo e Noroeste do estado, com chuvas nas duas regiões, na manhã deste sábado, e vai cobrir todo o estado a partir da tarde de hoje.
Trégua
Na segunda-feira (26) e na terça-feira (27), haverá uma trégua no aguaceiro, em todo o estado. Porém, na quarta-feira (28), outra frente fria faz o “céu despencar” de novo com muita chuva em todo o estado.