O prefeito de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH (RMBH), Vitor Penido (PFL), assinou nessa sexta-feira (23), um novo decreto autorizando a reabertura de boates, casas de shows e ainda permitindo que bares e restaurantes ofereçam entretenimento, como música ao vivo.
Permissões vieram com a evolução do município para a Onda Verde do Plano Minas Consciente.
Leia Mais
Depois de 5 meses, Uberlândia tem um dia sem mortes por COVID-19Exclusivo: Minas é o terceiro estado em mortes por COVID-19 no sistema prisionalBH chega a 47.137 mil casos e 1.446 mortes confirmadas por COVID-19
De acordo com o Decreto 10.513, bares e restaurantes poderão oferecer entretenimento, mas com restrições. Apresentações musicais estão permitidas, porém, os estabelecimentos terão que especificar em quais dias da semana os eventos serão realizados. Os músicos serão obrigados a usar máscara durante toda a apresentação, exceto o vocalista, e barreiras de acrílico terão que ser instaladas entre artistas e público.
O texto ainda proíbe dança durante as apresentações musicais, e a venda de comidas e bebidas para pessoas que estiverem em pé nos estabelecimentos.
O mesmo decreto também autorizou a reabertura de boates, casas de shows, salões de festas e casas de eventos na cidade. Entre as restrições, está a lotação máxima de 50% da capacidade total dos locais. Em eventos com mais de 500 pessoas, convidados, clientes, equipe e artistas deverão ser testados para a COVID-19 no mínimo 72 horas antes do evento.
Onda Verde
Com o avanço para a Onda Verde, outros estabelecimentos também foram autorizados a retomar suas atividades em Nova Lima. Teatros, feiras, museus e parques de diversões estão autorizados a reabrir.
A concessão de licenças e alvarás será retomada no dia 31 de outubro.
As escolas do município permanecem fechadas. Segundo a Prefeitura, uma publicação específica será feita posteriormente, mas ainda sem data definida.