O município de Pedro Teixeira, na Zona da Mata mineira, ainda não registrou casos de COVID-19 desde o início da pandemia, em março. Em Minas, dos 853 municípios apenas três estão nessa condição.
Longe dos grandes centros, com apenas 1.806 habitantes, a pequena cidade fica a 60 quilômetros de distância de Juiz de Fora - cidade polo da região.
Pedro Teixeira não aderiu ao programa Minas Consciente do Governo de Minas, que estabelece protocolos em ‘ondas’ para as retomada gradual das atividades. Porém, o município seguiu as diretrizes - por meio de decretos municipais - para evitar a disseminação da COVID-19.
De acordo com a Secretária de Saúde, Helen de Oliveira, desde 18 de março, a cidade vem adotando medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. As aulas estão suspensas nas duas escolas, o uso de máscaras é obrigatório e o comércio foi fechado.
‘Eu acredito que, por termos apenas 1.800 habitantes e Pedro Teixeira ser uma cidade pequena, a gente acaba tendo contato direto com a maioria da população, então fica mais fácil de cobrar e passar informações. Também tem a questão do município ter uma população mais idosa, que mora na zona rural, isso ajudou a ter isolamento social e dar um bom resultado. A população aceitou bem as regras de protocolos. Acho que isso foi crucial para evitar a contaminação’, detalha Helen.
Quem mora em Pedro Teixeira, tem como principal fonte de trabalho a Prefeitura; seja como servidor ou prestador de serviços. Além disso, o trabalho na zona rural - pecuária de corte e leiteira - é o segundo meio de sustento das famílias.
Assim como Pedro Teixeira, o município de Cedro do Abaeté, na Região Central e São Thomé das Letras, ao Sul de Minas,
não apresentam casos confirmados de COVID-19 em Minas Gerais.
De acordo com último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, publicado nesta terça-feira (27), 850 municípios mineiros contabilizam 351.033 casos confirmados de coronavírus e 8.789 mortes.