Na palma da mão esquerda, as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu, e, pendendo entre os dedos, o terço. Na orelha direita, o fone ligado ao celular para reuniões virtuais, enquanto no coração está a fé inabalável na padroeira do Brasil e no santo “protetor das causas impossíveis”, celebrado hoje, e que era apóstolo e primo de Jesus Cristo. Desde criança, o empresário Lucas Figueiredo, de 30 anos, residente no bairro Castelo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, mantém a devoção em tempo integral aos dois santos da Igreja Católica e, como prática, faz questão de ir sempre, como fez na manhã de ontem, ao Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, na Região Nordeste da capital.
Leia Mais
Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu tem programação presencial neste dia 28Finados: cemitérios de BH preparam cultos on-line e vetam bancas de floresCom capacidade esgotada, Santuário São Judas Tadeu espera 5 mil fiéis em BHFiéis lotam redes sociais para acompanhar dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveisPM reage a tentativa de assalto, atira e três suspeitos são detidos em BHCalor segue em BH? Saiba como fica a temperatura na capitalEngavetamento entre cinco carros complica trânsito na BR-381, em BetimDona de três restaurantes de comida natural em BH, Adelaide Villas Boas, que mora perto do santuário, sente a crise bem de perto e pede a Deus que aponte os caminhos. Declarando-se cristã, embora sem uma religião específica, ela estava, na manhã de ontem no adro do santuário “meditando” e fazendo seus pedidos. “Tive COVID-19, mas foi uma forma branda, prejudicou um pouco a garganta. A questão, agora, é a crise financeira, e não sei exatamente o que nós, comerciantes, poderemos fazer. Estou pensando até em me mudar para o Espírito Santo, onde mora minha filha”, contou Adelaide.
“As pessoas vêm aqui mais para agradecer”, diz o reitor e pároco do Santuário São Judas Tadeu, padre Nivaldo dos Santos Ferreira, citando o tema da 66ª novena e festa: “Com São Judas Tadeu, proclamamos a Palavra a caminho do Reino da Justiça e da Paz”. À frente das celebrações em honra do padroeiro da paróquia, ele avisa que haverá missas em mais de 24 horas.
Para acolhimento dos fiéis, haverá missas de duas em duas horas – hoje, o arcebispo metropolitano de BH e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a celebração das 18h, sendo a das 12h pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira, e a das 20h pelo também bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva. Em todos os horários para hoje está encerrada a participação de fiéis.
Seguindo os protocolos sanitários e determinações da arquidiocese e da prefeitura da capital, serão permitidas apenas 120 pessoas a cada horário de missa, devendo ser respeitado o distanciamento nos bancos, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel. Como as ruas do entorno do templo não ficarão fechadas e são proibidos os ambulantes para evitar aglomeração, o pedido do pároco aos moradores e visitantes que não fizeram agendamento para assistir às missas é para que “fiquem em casa”, acompanhando nas redes sociais da paróquia e as transmissões no YouTube e Facebook.
“No ano passado, passaram pelo santuário cerca de 100 mil pessoas, mas, desta vez, a pandemia do novo coronavírus impõe restrições. O mais importante é a devoção a São Judas Tadeu”, acredita o religioso. O padre lembra que o santuário fez um teste há um mês, em 28 de setembro, com agendamento para a missa e o resultado foi positivo, sem aglomeração.
Diante da imagem do santo considerado na devoção popular o “protetor das causas impossíveis”, o taxista Euler Eustáquio Gonçalves, de 66, nunca teve dúvida da crença e da importância de São Judas Tadeu na sua vida. Viúvo, com duas filhas e quatro netos, Euler conta que sempre recorreu ao santo nos momentos de aflição. “Alcancei muitas graças, principalmente em situações econômicas complicadas. Uma vez, tinha uma dívida para quitar, pedi ao santo e tudo se resolveu. Só tenho a agradecer.”
Grande patrono
Apóstolo e primo de Jesus, São Judas Tadeu nasceu na Galileia. Seu pai foi Cléofas, irmão de São José e um dos discípulos a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, no caminho de Emaús. Sua mãe, Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima, esteve ao pé da cruz juntamente com Maria Madalena. São Judas Tadeu selou sua fé com o martírio, na Pérsia, atual Irã, em 28 de outubro, dia em que a Igreja festeja o grande apóstolo. Seus restos mortais foram depositados na Babilônia.
Serviço
66ª Festa de São Judas Tadeu (*)
Missas
(*) Não há mais horários disponíveis.
Programação hoje
>> Das 7h às 22h
visita à imagem de São Judas Tadeu, que ficará cercada para que o fiel tenha acesso apenas a ela e saia da igreja. Todos os que quiserem terão acesso à imagem, bastando seguir a fila
>> Das 6h às 22h
velário aberto (12 pessoas por vez). Não haverá serviço na lanchonete e os banheiros ficarão interditados
>> Celebrações com transmissão pelas redes sociais: 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h
Dia 29
Santuário do bairro da Graça ficará fechado até as 15h