A fé ultrapassa quaisquer limites e mesmo na pandemia não seria diferente. Nesta quarta-feira (28), é celebrado o
dia de São Judas Tadeu
e, com as
restrições
impostas pela COVID-19, apenas 10% dos fiéis podem acompanhar presencialmente cada celebração no templo católico dedicado ao padroeiro das causas impossíveis no Bairro da Graça, na Região Nordeste, de Belo Horizonte.
No entanto, com a tecnologia a comemoração pode ser assistida por milhares de católicos assim como acontece anualmente, mas desta vez através das redes sociais do Santuário Arquidiocesano que leva o nome do santo.
No entanto, com a tecnologia a comemoração pode ser assistida por milhares de católicos assim como acontece anualmente, mas desta vez através das redes sociais do Santuário Arquidiocesano que leva o nome do santo.
Foram mais de 5.659 acessos às
transmissões
realizadas via redes sociais de 0h até a missa das 10h desta quarta-feira. “Desde ontem estamos celebrando missas sem parar. Os agendamentos (das missas presenciais) lotaram uma semana atrás e as pessoas estão nos acompanhando pelo Facebook e pelo Youtube. É muita fé”, conta o reitor e pároco do Santuário São Judas Tadeu, padre Nivaldo dos Santos Ferreira.
Um maior número de fiéis é aguardado virtualmente para o horário da noite em que o arcebispo metropolitano de BH e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a celebração das 18h.
Medidas de higiene e distanciamento
Em 2019, 120 mil católicos compareceram ao longo do dia ao santuário. Neste ano, seguindo os protocolos sanitários e determinações da arquidiocese e da prefeitura da capital, são esperados 120 fiéis por celebração devendo ser respeitado o distanciamento nos bancos, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel. Para comparecer ao santuário foi necessário agendamento prévio, mas mesmo com menor número de pessoas presentes Padre Nivaldo
comemorou
. “As pessoas que estão podendo vir, estão vindo com alegria”.
Programação
As próximas celebrações com transmissão pelas redes sociais serão às 14h, 16h, 18h e 20h.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.