Devido à pandemia causada pela COVID-19, o feriado de Finados, no próximo dia 2 de novembro, não será como os anteriores em várias cidades do estado. Em Contagem, por exemplo, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os três cemitérios públicos – São Pedro, Nossa Senhora da Glória e Bom Jesus – permanecerão fechados e terão a visitação impedida neste Dia de Finados.
Apesar de se encontrar na Macrorregião Centro, que está na onda verde do Plano Minas Consciente, a Prefeitura resolveu manter os cemitérios fechados nesta data para evitar aglomerações. Embora a cidade não tenha aderido ao programa estadual de reabertura do comércio, segue alguns dos seus protocolos.
Leia Mais
Fiéis lotam redes sociais para acompanhar dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveisMinas confirma 8,8 mil mortes e 353,3 mil casos de COVID-19Viçosa autoriza retorno do self-service em restaurantes e lanchonetesOnda Verde: Betim vai retomar atividades de lazer e culturaCandidato à Prefeitura de Contagem diz ser vítima de perseguição políticaConfira o funcionamento dos cemitérios de Itaúna e região para o Dia de FinadosO fechamento, no entanto, não se estende para a participação em velórios. Nesse caso, é permitida a presença de até 10 pessoas por velório, que terá duração de uma hora. No caso de óbitos em razão da COVID-19, o sepultamento é feito sem a presença de familiares. A decisão também não se aplica aos cemitérios particulares existentes na cidade.
Missas canceladas
Em Pará de Minas, no Centro-Oeste mineiro, e em Sete Lagoas, na Região Metropolitana, as prefeituras, junto com as paróquias locais, decidiram em não realizar as tradicionais missas celebradas nos cemitérios.
Com isso, somente as visitações estarão liberadas no dia 2. Em Pará de Minas, Hildemano de Oliveira, gerente do velório do Cemitério Público Municipal Santo Antônio, informou que, apesar da permissão de visitação, as pessoas deverão seguir os protocolos de higiene e distanciamento regulares. O cemitério estará aberto das 6h às 17h.
“Na porta do cemitério haverá álcool em gel para as pessoas passarem nas mãos e será obrigatório o uso de máscara. Uma equipe do cemitério estará a postos para auxiliar familiares a localizarem os túmulos de seus entes de forma mais rápida”, informou o gerente, garantindo que esta medida impedirá que as pessoas fiquem andando aleatoriamente nas dependências do cemitério.
Oliveira também fez um pedido aos visitantes em relação à outra preocupação: a dengue. “Pedimos que as pessoas coloquem flores artificiais nos túmulos devido à dengue. Isso ajuda a impedir o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti”.
Em Sete Lagoas, as medidas serão semelhantes nos dois cemitérios públicos da cidade: o Parque Santa Helena e o Santa Luzia. Neles, as celebrações religiosas foram canceladas e só será permitida a visitação aos túmulos. O uso de máscaras também será obrigatório. Os cemitérios funcionarão das 6h às 18h.
Sem restrições
Em Ribeirão das Neves, a Prefeitura decidiu que os três cemitérios do município – Nossa Senhora da Piedade, Senhor da Paz e Justinópolis – estarão abertos normalmente para visitação no feriado de Finados.
Como forma de prevenção à COVID-19, haverá fiscais na porta verificando a temperatura dos visitantes e oferecendo álcool em gel para a higienização.
No cemitério Central e no do bairro Porto Seguro haverá duas missas com horários reduzidos, sendo uma às 8h30 e a outra às 16h.