Os dias de sol e calor em BH estão próximos de chegar ao fim. A previsão é de virada no tempo durante o fim de semana do feriadão, com queda brusca nas temperaturas, chuva e céu nublado - como é tradição no Dia de Finados.
Esta quinta-feira (29) ainda será de sol e tempo quente. A mínima foi de 19°C e a máxima chegará aos 29°C, com céu parcialmente nublado a nublado ao longo de todo.
De acordo com um alerta da Defesa Civil, há chances de raios e rajadas de vento acompanhando pancadas de chuvas de até 30mm, volume que se concentrado em um curto espaço de tempo, pode ser forte.
10h01 - Possibilidade de chuva (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h até 8h de sexta-feira (30).
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) October 29, 2020
Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/oafRleeMcT
Na sexta-feira (30), a previsão já é de declínio nas temperaturas, com máxima prevista de 25°C, e céu encoberto e pancadas de chuva ao longo de todo o dia.
O feriadão, por sua vez, tem previsão de queda ainda mais acentuada nas temperaturas, com máximas variando entre os 19°C e os 22°C, com tempo fechado e chuva.
"A previsão é de intensificação das áreas de instabilidade a partir de sexta, provocando chuvas fortes e tempo fechado", esclarece meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo.
38°C em Minas
A quinta-feira ainda será de calor intenso em quase todas as regiões de Minas, sobretudo na faixa Leste do estado. A máxima prevista para o Vale do Jequitinhonha é de 38°C e de 37°C para a Zona da Mata e vales do Rio Doce e Mucuri.
No norte do estado, a previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. Nas demais regiões, as temperaturas ficam semelhante à da Grande BH.
A intensificação das áreas de instabilidade vão atingir todo o estado durante o feriado, provocando chuvas e queda nas temperaturas em praticamente todas as regiões.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais